Uma História do Passado para refletir sobre o Presente

Na tradição do povo Inca, conta-se que eles foram derrotados pelos espanhois inúmeras vezes. Centenas de espanhois liderados por Francisco Pizarro derrotaram milhões de incas, num momento em que o império ainda era muito forte. E foram utilizando todo tipo de jogo sujo: atacando mulheres e crianças, massacrando população civil quando os guerreiros saíam para batalha, destruindo alimentos, queimando plantações, fazendo alianças, semeando discórdia entre eles, fazendo toda espécie de jogo sujo, que os incas não faziam.

No final das contas, quando os incas já estavam sitiados numa cidade chamada Vil Cabamba, os espanhóis mandaram o embaixador para negociar com o imperador , o Sapa Inca Tupacamaru. Não houve meio de negócio, eles não quiseram se entregar. Antes de sair, o embaixador espanhol fez questão de perguntar a Tupacamaru:

- Quando lutamos com vocês pela primeira vez, o nosso método de batalha europeu- espanhol era uma novidade, entende -se que vocês fossem derrotados. A segunda vez, tudo bem, mas depois de tanto massacre, por que não começaram a fazer a mesma coisa conosco? Por que não jogaram o mesmo jogo?

Conta-se que Tupacamaru, o imperador inca, respondeu:

- Nosso povo só quer a terra se for para ficar de pé sobre ela, se for para rastejar sobre a terra, nós preferimos deixá-la para vocês.

Moral da história: Existe algo maior dentro de nós que não pode ser negociado: a nossa própria essência e identidade de seres humanos.

Gi Luz
Enviado por Gi Luz em 06/11/2022
Código do texto: T7643890
Classificação de conteúdo: seguro