De uma frase atribuída a Tucídides.

Não sei se é a fonte, que reproduz a frase de Tucídides, confiável, ou não; mas sei que o pensamento que a frase contêm está correto. É a frase, atribuída ao herdeiro de Heródoto, extraída de A Guerra do Peloponeso. Se dela foi a frase extraída, não sei. A frase eu não a anotei, ao lê-la, por cima, e absorvendo-lhe a lição, mas a idéia que ela conserva eu tragou-a comigo: não é prudente separar-se, no ensino dos homens que exercem o ofício de pensar as coisas do país e no dos homens que têm o dever de guerrear em defesa de seu país, a educação literária, as teorias políticas, as letras, enfim, ensinando-as exclusivamente aos homens dedicados aos livros, e as coisas práticas, a arte da guerra, unicamente aos que empunham as armas, pois, assim, criam-se homens covardes, os primeiros, cheios de idéias na cabeça, mas incapazes de lutar, e tolos abrutalhados, os guerreiros, que só sabem empunhar armas mas são incapazes de pensar as coisas da vida, da sociedade. Lição edificante, infelizmente perdida. Hoje em dia, a compartimentalização estanque do conhecimento impede o diálogo entre praticantes de ofícios distintos, pois, cada pessoa, além de conhecer única e exclusivamente seu ofício, não sabe outro vocabulário que o dele.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 12/11/2022
Código do texto: T7648264
Classificação de conteúdo: seguro