Qual é o ensinamento de Jesus Cristo?

Não sou uma pessoa religiosa (não no sentido comumente aceito), o que não me faz indiferente às religiões, e tampouco um homem a alimentar algum preconceito por elas e pelos religiosos, e menos ainda um sujeito que nega a existência de entes e fenômenos transcendentes. Ora, o que desconheço não existe? O que não entendo é absurdo, desprezível?

Li um e outro livro de Santo Agostinho - e As Confissões é um dos livros que mais gostei de ler -, e um e outro de Santo Tomás de Aquino, e sermões do Padre Antonio Vieira, e de Santo Ambrósio, e dois livros de Santo Alberto Magno, e mais algumas, poucas, obras cristãs. E da Bíblia li alguns livros, poucos. E das outras religiões quase nada eu li.

Se da literatura cristã o meu conhecimento é ridiculamente insignificante, posso dos ensinamentos de Cristo dizer o quê?! Não querendo ser presunçoso, e dar-me ares de autoridade, que não tenho, digo, em poucas palavras, tímidas, o que presumo haver entendido dos ensinamentos de Cristo: ele pede às pessoas ocuparem-se cada qual da salvação de sua alma. Estou certo, ou mereço duas lambidas de varinha-de-marmelo nas costas?

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 19/11/2022
Código do texto: T7653178
Classificação de conteúdo: seguro