A ILUSÃO DO LIVRE-ARBÍTRIO

Às vezes, ficamos atordoados com a mais antiga e infinita realidade que o tempo nos apresenta, ou seja, a de que ele, o tempo, é inexorável, inflexível, e mesmo que evitemos observá-lo, teremos que admitir os seus efeitos, que paulatinamente, nos transforma em pessoas profundamente diferentes da pessoa incluída na nossa imaginação e planejamento. Segundo o sábio Apóstolo Paulo, somos cartas escritas, e segundo o nosso entendimento, que se coaduna com esse conceito, a evolução faz parte de um “programa de computador”, permanente e imutável, cuja estabilidade da programação, pode ser confirmada no texto do livro Eclesiastes, que transcrevemos a seguir.

Eclesiastes 1;9 – O que foi, é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há pois, novo debaixo do sol. 10- Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos que foram antes de nós. 3;15 – O que é já foi, e o que há de ser, também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.

O que É, o que FOI e o que SERÁ, portanto, três estágios distintos, mas na verdade rigorosamente iguais, chamamos cada estágio de Geração Cósmica, cuja duração não podemos nem imaginar, da qual o Ser Humano, desde a eternidade, participa apenas dos últimos setenta mil anos de cada um deles, que é a “peregrinação pelo deserto” na linguagem bíblica, e que representa apenas uma fração de um período colossal.

Traçando um paralelo, vamos nos ater ao nosso computador, lembrando que ele possui uma gama de aplicativos, todos inseridos num programa previamente estabelecido. Nos limites desse programa, podemos, conforme a nossa vontade, fazer uma razoável quantidade de escolhas ou opções, valendo-nos do nosso “livre-arbítrio”, porém, condicionados aos limites do programa previamente instalado. A Geração Cósmica é o “macro programa”, previamente instalado, que compreende apenas o Terceiro Princípio, uma pequena parte de um monumental Universo. Entretanto, esse programa é mais rigoroso que o programa do computador, incluindo também as nossas ações, previstas e absolutamente pré-determinadas, o que nos permite compará-lo a “um rolo de filme”, onde todas as cenas ou eventos, já se encontram gravados, imutavelmente. Ali estão gravados o presente, o passado e o futuro, (na nossa linguagem) em cada Geração Cósmica, que se repete infinitamente, conforme nos esclarece, cabalmente, de forma inequívoca, o texto bíblico acima transcrito. O nosso suposto livre-arbítrio, como no caso do computador, permite-nos apenas uma ilusória e estreita margem de aparentes escolhas ou opções, que já estão inseridas no “macro programa”, e que, portanto, também já estão predeterminadas.

A constatação dessa realidade Cósmica é devastadora, como um “Tsunami”, para todas as crenças, superstições, doutrinas, dogmas, rituais e quaisquer outros procedimentos exteriores por parte dos seres humanos, os quais em absolutamente nada modificarão aquilo que está programado, cuja compreensão sempre esteve reservada, conforme o programa da evolução, para o final dos tempos, pois ela seria, com certeza, incompreensível para a humanidade, incapaz de assimilar, conviver e administrar com bom senso tais conhecimentos. Eis que, mesmo agora, no topo de uma tremenda evolução nos conhecimentos racionais, o Ser Humano se confunde entre o paradoxo da onisciência de Deus e a integridade do seu suposto livre-arbítrio. Ora, se a Geração Cósmica é um programa pré-estabelecido, ou um filme totalmente gravado, o que minimamente, pode existir de novo? Quaisquer novidades, como a queda de um fio de cabelo, não contida no filme, seria uma novidade que Deus não sabia, desmoronando, então, a sua onisciência! Ocorre, todavia, que tudo está no filme, inclusive a queda do fio de cabelo, e também as crenças, superstições, etc., etc. Absolutamente nada lhe escapa.

Romanos 9:11 - ... (pois os gêmeos ainda não tinham nascido, nem praticado o bem ou o mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama).

Gálatas 1:15,16 – Quando Deus, porém, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, se agradou em revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei ninguém.

Efésios 1:3,4,5,11 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo o bom desejo de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo. Nele, em quem também fomos feitos herança, tendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.

Assim como tudo, os que são chamados, (ou escolhidos), que é a terça parte mencionada em (Zacarias 13:8.9), também estão incluídos na predestinação, como se pode observar.

Romanos 8:29,30 – Porque os que antecipadamente conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.

Jeremias 23;20 / 31:34 – Não se desviará a ira do Senhor, até que ele execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois, perdoarei as suas iniquidades, e dos seus pecados jamais me lembrarei.

João 15:16 – Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome.

Como será a edição do próximo filme, nós sabemos, parcialmente é claro, em função do fenômeno “repetição”, que tem origem no acidente cósmico descrito em Judas 1:6, mas não sabemos se os atores e atrizes serão nossos “avatares”, uma vez que, 33,3% da Geração Cósmica anterior foram transformados em Luz, e 66,6% dela foram dissolvidos no tenebroso turbilhão tempestuoso, das quatro primeiras forças da Natureza Eterna. Isso nos leva a desejar que os atores e atrizes sejam outros, mas, muito parecidos com os anteriores, talvez como réplicas, porém sempre considerando a inflexível e corretíssima conclusão de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, com o acréscimo de nossa parte: “em um infinito e imutável moto-perpétuo”.

O Universo é perfeito. A perfeição não necessita nem admite modificações .

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 19/11/2022
Código do texto: T7653641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.