BOA NOITE

A luz do aparelho celular não é suficiente para iluminar a sua escuridão às vezes, embora é no aparelho que você encontra todos os motivos para acreditar que também pode vencer seus desafios diários com todas as inconstâncias , medos e sonhos. Embora a incerteza da própria capacidade ,perante ao mundo maravilhoso que vê pela telinha mágica, que chega até lhe proporcionar um certo desconforto, os questionamentos chegam em sua mente como flechas perfurando seu ego, seus desejos mais profundos ,e desviar desse sentimento é quase impossível…quase .

Dezembro chegou de uma forma estranha nesse ano de dois mil e vinte e dois, uma mistura de que ainda estamos em campanha eleitoral, de que estamos numa cena de um filme que não termina nunca… então ,Papai Noel tenta entrar nessa história , afinal é a história dele como de costume, e ele se depara com cores verdes e amarelas por toda parte. E ele até fica meio constrangido tentando andar por aí de vermelho como o habitual, repetida vezes anos após ano, ao longo da história. E para piorar , ou melhorar a bagunça ,estamos em época de copa do mundo de futebol, e a nossa seleção está fazendo bonito nesse início de campeonato ,lá num país distante chamado “Catar “onde as mulheres precisam de permissão para irem ao estádio assistir aos jogos de futebol, em pleno século vinte e um! Alguns chamam de cultura religiosa, eu diria opressão .

Do lado de cá, tudo está em um encontro meio confuso, Papai Noel buscando seu espaço em dezembro, já que esse papel sempre foi dele. Por outro lado, eleitores acampados junto aos soldados das FAA de frente aos quartéis , também lutando por mais justiça política e judiciária em meio a uma ditadura de toga, que silenciosamente foi implantada neste país, e que desastrosamente pode comprometer toda uma nação. E em cada rosto de cada homens e mulheres que neste momento estão longe de casa, eu envio o meu boa noite , vocês tem o meu respeito e admiração, por terem a coragem de lutar como jamais ocorreu nesse país de faz de conta que existe democracia, essas pessoas sabem o que desejam, e isso é louvável, a grande maioria das pessoas não têm dez por cento dessa coragem, e não sabem o que querem, essas pessoas não estão lá para uma festa, não estão lá de prontidão para fazerem selfies . Então como algo surreal, eventos históricos se misturam, se confundem, nos confundem e nos liberta da obrigatoriedade de participar como protagonistas ou meros figurantes. Ainda vivemos em um país aparentemente livre, mesmo que publicar algo em redes sociais possa causar uma boa dor de cabeça e até responder a um processo, você precisa expressar essa confusa indagação.

E nesse cenário de fim de mundo, pós pandemia, e crises políticas mundiais e guerras ,entre outros danos para toda uma geração atual e futura, você, diante do computador digita palavras sem muito sentido , mas sentindo tudo que está digitando para de alguma forma tentar entender o que deu errado com a sua vida, sua geração, seu país, sua história. Como foi que chegou nesse caos? Como foi que você garota ! Chegou nessa fase em que nada dá certo? Ou será que tudo deu certo pra você , e é você que está almejando coisas que não são pra você ? Será que sobreviver a tudo que já passou na vida, lhe faz vencedora ? Mas agora, já com meio século de vida e algumas estações, você não precisa mais ser especialista em nada , quer apenas viver… e desconstruir o fardo de ter que ser foda.

Seu candidato preferido perdeu as eleições, seu relacionamento para sempre acabou faz tempo… e você tem que ser otimista! Os boletos chegam sem avisar , e você tem que ser otimista, as dores do tempo já pesam ao deitar, as linhas de expressão ! Dizem exatamente que não acredita mais em conto de fadas. Você pega um copo de água e segue para o quarto, com mil coisas em mente , e nada consistente para acreditar que vale a pena, mas a sua terapeuta disse que você precisa ser otimista , ainda assim você acessa o aplicativo de mensagens e envia um “ Boa noite'' para algumas poucas e seletivas pessoas, como um mantra de que tudo vai melhorar. E esse boa noite vai repleto de fé , de que amanhã será um milagre para todos, e que cada um está no seu momento de glória ou de crise, mas ainda vive dentro de cada um de nós essa força estranha que um boa noite provoca. Você toma a água e deita -se com todas as suas indagações , aquele abraço antes de dormir, você não tem faz tempo... e isso faz muita falta as vezes , mas a rotina de ocupar todo o espaço na cama já está no automático, e você sabe que conhecer a si mesmo requer reclusão e seletividade como nunca antes vivida. O seu boa noite é quase uma prece a si mesmo.

Você já não se permite mais esperar ser amada, você aprendeu a se amar , e encontrar companhia para sexo é bem mais fácil , do que uma companhia para seguir acordando todas as manhãs , por que é mais fácil dar um boa noite para qualquer pessoa, do que dar bom dia para mesma pessoa por todo o tempo, isso exige mais responsabilidade afetiva e comprometimento a longo prazo, os relacionamentos de hoje em dia se resumem muito em um clique .Mas assim como o verbo existir, você já descobriu com algumas primaveras florindo , entre outras, suportando os temporais que seu verbo existir está e estará sempre na primeira pessoa.

Boa noite .

Fathima Gommes

Toma Jeito poeta.

Nova Odessa, 01 de Dezembro de 2022—-- as 23:06h

Fathima Gommes
Enviado por Fathima Gommes em 01/12/2022
Código do texto: T7662473
Classificação de conteúdo: seguro