A Árdua Incumbência da Filosofia

A filosofia — a busca pela sabedoria —, no mundo Ocidental, iniciou-se na Grécia Antiga como uma rebelião lógica contra as explicações mitológicas do mundo. Tal como as narrativas mítico-poéticas gregas constituíam a instituição dominante do conhecimento do Período Clássico, nossas narrativas científicas formam a instituição dominante do conhecimento da humanidade contemporânea. A tarefa da filosofia na Era Contemporânea é exercer pensamento crítico sobre as narrativas científicas e o impacto de suas sofisticadas tecnologias, para que o futuro da humanidade seja cada vez mais próximo da utopia do que da distopia.

O metaparadigma — a pedra angular — da ciência contemporânea se chama fisicismo (uma atualização conceitual do termo materialismo). O fisicismo possui implicações fundamentais para a vida social, política, econômica, ética e ambiental no século XXI. A pesquisa das Ciências Cognitivas sobre a natureza da consciência e/ou relacionamento entre mente e matéria é a única investigação interdisciplinar com potencial genuíno de causar uma revolução intelectual capaz de ultrapassar o fisicismo e transformar a civilização humana integralmente.

Aislan Bezerra
Enviado por Aislan Bezerra em 20/12/2022
Reeditado em 20/12/2022
Código do texto: T7675983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.