O QUE SEGUIR, NESTE MUNDO DE IMPERATIVOS DIVERGENTES?

O que seguir? Neste mundo de imperativos que nos dá fórmulas, indicações e conselhos diversos e divergentes?

Não imponha limites aos seus sonhos;

Pense muito bem antes de se arriscar em algo.

Ligue o foda-se;

Cuidado com o foda-se.

Faça escolhas que estejam ligadas a sua felicidade;

Ao fazer escolhas, não pense somente em si, pense nas pessoas que serão afetadas.

Não seja mesquinho, curta a vida, você não levará nada após morrer;

Não seja irresponsável, tenha uma boa disciplina financeira.

Mantenha-se focado, cuidado com distrações;

Não se cobre tanto, todos precisamos de momentos de dispersão e ociosidade.

...

Não que estes imperativos sejam excludentes. Mas no mínimo tendem a gerar ambivalência em nós, já que hora nos propõem freios, hora nos propõem correr e nos jogar sem prévias e cálculos.

Comece a anotar (ok, você não vai fazer isso) todas as indicações que chegam até você sugerindo caminhos, escolhas e um modo de vida a ser seguido. Pode ser através de redes sociais, livros que ganhamos ou adquirimos, temas ministrados em canais de TV ou pelo youtube, contextos religiosos e afins.

Você pode também avaliar todo o histórico de mensagens que uma só pessoa te enviou no último ano (ok, sei que você também não vai se dar ao trabalho), aquela pessoa que compartilha tudo o que recebe e que acha legal, mesmo sem ter conferido todo o conteúdo, he he. Tente identificar se no conjunto de conteúdos há propostas discordantes. Possivelmente haverá.

O que fazer então, se a constatação levantada aqui for efetiva? Como recepcionar e filtrar o bombardeamento de conselhos? De forma alguma tenho aqui indicações, rs. Seria mais uma nen!

Talvez seja uma boa época para voltarmos a uma maneira de se proceder que norteia nosso ser humano filosófico: refletir e investigar as questões gerais e fundamentais sobre a nossa existência, ultrapassando a opinião irrefletida e afastada das aparências sensíveis. Resumindo: nos perguntar mais, antes de nos cobrar adaptação a respostas prontas.

Comentário fora do texto:

Ok, terminei o texto acrescentando mais um caminho. Talvez seja porque há vários caminhos e alvos diferentes. A questão, talvez seja: não seremos de toda forma, sempre cobrados por escolhas que fizemos e por escolhas que não fizemos?