O que se sabe sobre a investigação do vandalismo em Brasília

VANDALISMO VERSUS DEMOCRACIA

 

 Vandalismo não é, evidentemente, compatível com a democracia ou com qualquer regime político civilizado. As pessoas podem protestar e manifestar suas opiniões sem violência ou destruição, respeitando pontos de vista contrários, com o mínino de discernimento, sem depredar o patrimônio público e gerar tantos problemas para as presentes e futuras gerações. O patrimônio público, os princípios democráticos, a segurança pública e outros fatores sociais não pertencem a um partido X ou Y, mas ao povo em geral.

 

 Existe um nível preocupante de fanatismo, masoquismo, dualismo reducionista da complexidade social e ignorância em muitos que se dispõem a brigar, muitas vezes de modo violento, sem refletirem ou dialogarem com algum cuidado. Existem erros de todos os lados. A grave situação atual evidencia o quanto ainda precisamos melhorar nossa democracia e o nível de educação, que é ainda precário até nas classes mais abastadas. Quem terá financiado e o que está por trás dos atos de vandalismo? O problema é muito mais profundo e ainda exigirá muito cuidado e investigação por muito tempo em todos os poderes. 

 

invasao-do-congresso-nacional-08012023171020924-1024x768.jpeg

Fonte das Imagens: https://blogdomarciorangel.com.br/2023/01/10/agu-e-gaeco-miram-paraibanos-que-financiaram-atos-de-vandalismo/

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/o-que-se-sabe-sobre-a-investigacao-dos-acusados-de-vandalismo-em-brasilia/

 

---