“ A VIDA UM FRASCO “

“ A VIDA UM FRASCO “

Tendo um mestre diante de sua classe posto sobre uma plataforma determinado frasco, o compara a “ vida “ e propõe aos discentes ordenar a melhor sequência afim de que aqueles componentes tal frasco pudesse comportar…

Preenche com as esferas, em seguida adiciona os cascalhos, assenta este conteúdo acrescentando areia, e por fim sobre estes o líquido que a todas as lacunas ainda existentes completa.

Vendo isto este arauto amante enquanto nota no olhar discente o absorver de tão profundo ensinamento; este que da razão, paisagens e intentos torna em poesia, àquele lúdico traz para o plano comum e diz:

l. 1° o líquido. As esferas e

cascalhos

flutuariam impedindo os demais de ali entrar.

ll. 1° a areia. Não poríamos as esferas tampouco os cascalhos.

lll. 1° os cascalhos. Idem ao ll

Sejam as esferas os relacionamentos, elos que se conectam em harmonia… Família, amigos, equipes de trabalho e estudo. Não eu…sempre nós .

Cascalhos e areia sejam os complementos que às esferas venham firmar como uma ( grade ou corrente ) para que ao virem as águas desta vida qual correntesas, tempestades ou fortes rajadas possam estas esferas permanecer firmes sem oscilar ou divagar a deriva sem ter onde atracar.

Relacione-se primeiro com seu mundo em auto conhecimento; ter ao lado quem ame e venha para somar faz toda diferença. Capacite-se, estude empenhe-se e alcance; por conseguinte firme-se e mantenha em harmônica vivência sem esquecer de suas raízes tudo o que a vida em tuas mãos puser por responsabilidade.

Então…

Volta o poeta ao seio de sua escrivaninha , repousa sua pena enquanto sente passar pela janela a brisa que lhe acaricia a tez e eleva sua voz aos céus dizendo…

Sejamos nós alvos das mais preciosas inspirações que sobre pairam em busca de seguro porto e pouso, para que assim tornando-nos instrumentos de harmonia, haja paz…

Tito Trugilho, 17 de janeiro de 2023.