UCEM - Cura, doença e paz

Para Um Curso em Milagres, o único método para curar a doença de forma definitiva é também o mesmo e único método para buscar a verdadeira paz e felicidade.

Se empregares o método aqui proposto para curar uma doença, antes de curar a doença, ou mesmo junto com esta, tu obterás o estado de paz, contentamento e completude que definem muito bem a verdadeira felicidade.

Assim, não podes curar a doença, sem que cure junto a tua tristeza, pois a cura do corpo é sempre consequente de uma cura da mente.

Assim, se tua dor é grande e percebeu que o mundo não pode dar a cura para sua doença, talvez e apenas talvez a tua mente esteja aberta para outra possibilidade de cura.

Nesse sentido, pode encontrar neste livro a alternativa que procuras. O que tens a perder?

Ainda que duvides da possibilidade da cura por esse método, certamente não duvidarás da sua eficacia em te colocar na paz e contentamento. E se nessa busca tu encontrares a cura para sua tristeza, mas não a cura para sua doença, fique contente, pois se olhares para trás, verás que entraste com Zero, saíste com Um, a custo de nada. Quem negaria ser este um excelente negócio?

E quando perceberes que este Um que ganhaste é na verdade tudo, quem sentiria pesar em estar neste teu lugar?

Queres a cura ou a paz?

O livro aconselha: "Diga: Quero a paz de Deus. Ninguém pode dizer intencionalmente essas palavras e não ser curado."

Escolher a paz de Deus é escolher primeiro Deus. O resto vem por acréscimo.

Por que estou doente?

Eu criei a doença para provar a mim mesmo que estou separado do mundo.

Estou doente porque acredito que haja alegria na separação e isolamento e quero defender essa separação.

Estou doente porque acredito que vou sacrificar minha alegria se eu despertar, se eu conhecer a Vontade de Deus, se eu mergulhar na paz de Deus, se eu aceitar a Unidade.

Assim, eu estou doente porque eu valorizo a dor da doença que é minha aliada para testemunhar que ainda estou separado e isolado, e que por isso posso ser feliz.

E por acreditar e defender a separação, me percebo indefeso, cheio de pecados e culpas e sou incapaz de me amar de verdade. Por tudo isso, estou doente, ou seja, por não me conhecer como de fato Sou.

Estou doente porque tenho a mente dividida. Ainda peço conselhos ao ego e não ao Espirito Santo. Estou doente porque me identifico com o corpo e fico nutrindo pensamentos de ataque, de julgamento. Estou doente porque não me entrego e não confio em Deus e, preocupado, fico a fazer planos contra as incertezas do por vir.

Por que eu me curei?

Me curei porque compreendi que a separação é uma ilusão que não me oferece nenhuma alegria real. Compreendi que toda minha alegria está na verdade da unidade, do despertar, em me unir a Vontade de Deus, em mergulhar na sua paz.

Me curei porque compreendi que não há valor na doença e na separação. Só vi valor em estar em unidade com a Vontade do Pai.

Me curei, por que na unidade, lembrei quem sou e me percebi invulnerável, puro e inocente e passei a amar a tudo, inclusive a mim mesmo.

Me curei, por que ao unificar a minha mente, escolhendo sempre com o Espirito Santo, ignorando as artimanhas do ego, experienciei a proteção de Deus e parei de idolatrar a doença.

Me curei, porque, não me vendo mais como um corpo, percebi que nada em mim pode ser ameaçado. Assim, perdoei o mundo, abrindo mão de ataques e defesas, julgamentos ou preocupação com o futuro.

Me curei porque percebi que eu tinha medo de algo que não existe. Então perdoei, orei e lembrei do amor.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 28/01/2023
Reeditado em 05/02/2023
Código do texto: T7705539
Classificação de conteúdo: seguro