DAS PESSOAS MANIPULADORAS

Pessoas manipuladoras nem sempre são agressivas ou buscam o controle através de gritos. Eu já conheci muitas pessoas assim, que não agem de forma agressiva, mas ainda assim tentam manipular de maneiras sutis. Elas frequentemente não são democráticas e têm dificuldade em tomar decisões em conjunto. Quando são obrigadas a fazê-lo devido a uma obrigação social, elas tendem a impor sua vontade sem consultar os outros, o que pode ser uma forma subconsciente de manipulação. Fique atento a esses comportamentos sutis para não ser manipulado.

Exemplo: Imagine que você planejou jantar com amigos em uma pizzaria. Quando chegar, todos buscarão uma mesa para se sentar. Uma pessoa manipuladora pode impor a escolha da mesa de duas maneiras:

1) Sentando-se sem perguntar aos demais se aquele lugar é adequado para todos, criando uma situação estranha caso alguém reclame.

2) Usando frases afirmativas e condicionantes como "Vamos sentar ali".

Nestes casos, o manipulador não se importa se o local é adequado para todos, ele age para influenciar a decisão dos demais.

Pessoas não manipuladoras valorizam a opinião dos demais e sempre buscam o consenso, se todos estão de acordo com a tomada de decisão. Por exemplo: “Achei aquele lugar bom para sentarmos, tudo bem para vocês?".

Esse tipo de comportamento pode parecer insignificante, mas é importante destacar que, quanto mais uma pessoa precisa controlar pequenas situações, mais manipuladora ela é em questões maiores da vida. Em caso de confronto sobre atitudes manipuladoras, é comum o manipulador buscar responsabilizar outra pessoa pelo ocorrido, seja culpa do seu passado ou alguém que tenha feito algo recentemente. Esse comportamento é uma tentativa de ganhar a simpatia da vítima, manipulando a sua emoção.

Deve-se estar alerta ao detectar atitudes sutis de manipulação, pois manipuladores necessitam estar no controle. Se você está enfrentando uma situação de manipulação, é importante identificar e confrontar as ações manipuladoras. Isso pode fazer com que a pessoa manipuladora diminua suas atitudes tóxicas. No entanto, se essas tentativas persistirem, é crucial para a saúde emocional afastar-se dessa pessoa e evitar a convivência com indivíduos manipuladores.