Paciência

Descobri que a paciência é o tempo certo para que as coisas boas estejam maduras para serem colhidas.

Aprendi que não há como forçar o acontecer de nada pois se há precipitação e anseio há também o comer cru de um alimento, a prematuridade de um nascimento, o não estar pronto para um relacionamento, o não entendimento de algumas questões.

Não há certo ou errado, mas sim, o maduro e o não maduro.

O trilhar o caminho da vida não é algo mecânico, formatado; para cada um é vivenciado de uma forma. Uns demoram mais a compreender as lições, outros já assimilam melhor; outros aprendem com a sabedoria dos mais velhos e muitos, e ai me incluo, ainda aprendem entre trancos e barrancos ou tomando bordoadas e assim flui a vida com seus ciclos e aprendizados.

“Nada é ruim ou em vão, tudo é lição”

As plantas me ensinaram essa paciência; o tempo de espera, a quantidade certa de água, a adaptação ao frio, ao calor, ao vento e a chuva. Eu, por vezes, insistia em que crescessem rápido, as enchia de água na ingenuidade e ignorância para usufruir logo de seus benefícios: do suco e aroma dos meus limões , das folhas para o meu tempero ou até para um banho ou escalda pés. Como isso não ocorria, decide entendê-las melhor e descobri que elas tem seus horários de alimento e colheita, de podas e colocação de estacas necessárias e tem a sua própria comunicação. Aprendi a conversar e cantar para elas para que crescessem viçosas e potentes e também em agradecimento pelo que estavam ofertando. Funcionou e isso me levou a um outro aprendizado o tempo certo de cada pessoa; do falar e do calar, do acolher e se lançar e esse foi o mais belo aprendizado. Algo só iria brotar e florescer ao meu redor ( oportunidades) se eu soubesse cuidar com zelo e atenção e ai vai outro aprendizado o de aprender a contrair e expandir; esse confesso ainda é bem desafiador porque sou ainda bem agitada e ansiosa.

A cada dia me vejo ganhando mais uma estrelinha dourada como nos tempos de jardim de infância com mais uma onda vencida ou mais um cultivo bem realizado .

Um dia de cada vez, vou seguindo, acolhendo e estando atenta ao ensinamento e as lindas surpresas que ele me traz

E se não der certo, como muitas vezes acontece, é lógico que mexe ainda, me dá um comichão interno cheio de porquês e ai eu silencio e me questiono o que eu ainda tenho que aprender com isso e logo me vem a resposta e eu realinho o meu GPS interno e sigo porque a cada dia nos é dada uma nova oportunidade.

Dricaa Barsanetti
Enviado por Dricaa Barsanetti em 06/02/2023
Código do texto: T7712959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.