Porque eu não consigo acreditar em Deus?

Inicialmente escrevi esse texto para enviar para algumas pessoas bem próximas a fim de mostrar um pouco a forma que eu pensava. Isto ocorreu por volta de 10 de julho de 2021, poucos meses depois de eu me considerar ateu. Quase tudo que eu pensava na época não mudou, mas ao me deparar com esse texto percebi que poderia atualizá-lo e melhorá-lo.

A fé é uma questão pessoal de cada um, não desejo convencer ou confrontar ninguém, apenas esclarecer um pouco minha forma de pensar. Muitas pessoas acreditam na existência de divindades, para elas apenas a própria fé basta para acreditarem, eu porém, não consigo. Eu poderia vir a acreditar se me fossem apresentadas evidências robustas da existência de divindades, porém até esse momento não vejo tais evidências.

Durante grande período da história da humanidade, desde a antiguidade até os dias de hoje, os seres humanos cultuavam e ainda cultuam os mais diversos deuses. É impressionante como os mais diversos povos das mais variadas regiões do planeta acreditaram ou ainda acreditam em vários deuses e outros seres místicos e sobrenaturais.

Talvez muitas dessas crenças tenham surgido da necessidade de explicar os fenômenos naturais, a origem da terra, dos seres humanos e até mesmo o que acontece depois da morte. A religião também está por muitas vezes fortemente ligada a cultura, a organização social e também política de uma sociedade. As crenças tiveram e ainda têm uma grande influência na vida dos seres humanos, entretanto não consigo visualizar nenhuma que tenha alguma evidência robusta de sua veracidade.

Vivemos no Brasil, um país onde a religião predominante é o cristianismo. É bem comum pra mim ser questionado sobre o porquê que eu não acredito no deus cristão, por isso vou focar em explicar porque não acredito no deus cristão especificamente, tentar explicar o mesmo para todas as outras divindades existentes seria um trabalho muito longo e não muito interessante para a maioria das pessoas.

Muitos dos argumentos apresentados pelas pessoas sobre a existência de Deus são argumentos pessoais. Histórias de outras pessoas, aparições divinas, milagres, visões e tantas outras experiências pessoais não são suficientes para me convencer. Eu não desmereço as experiências que as pessoas vivenciaram, mas essas experiências servem apenas para elas mesmas, mas não pra mim, pois não fui eu que as vivi.

A Bíblia Sagrada foi escrita por diversas pessoas ao longo de vários e vários anos e segundo os cristãos, foi o próprio Deus que inspirou essas pessoas a escrevê-la. Muitas vezes sou indicado a ler a Bíblia para conhecer a Deus e assim passar a acreditar, mas ler a Bíblia não me fez acreditar em Deus.

Vejo que na Bíblia que Deus aparece ou dá sinais às pessoas a todo momento, seja falando dos céus, dando ordens, realizando milagres espantosos, enviando anjos ou até mesmo castigando essas pessoas. Dentre todas essas ações eu percebo que Deus tem muitas características humanas, como a capacidade de ficar irado, feliz, perdoar, defender, ordenar massacres e se arrepender. Vendo tudo isso não me parece que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, mas sim que o homem criou Deus à sua imagem e semelhança.

Na Bíblia há diversas narrativas espetaculares e dentre elas resolvi falar sobre a famosa narrativa do dilúvio. Deus teria mandado chuvas que inundaram todo o planeta, matando todos as pessoas e animais da Terra, exceto a família de Noé que estavam numa grande arca junto com exemplares de todas as espécies animais do planeta. É uma narrativa incrível, mas eu não consigo acreditar nela. Como colocar tantos animais e das mais variadas partes do mundo na arca? Como essa inundação global não deixou evidências geológicas? Todas as civilizações existentes deveriam ter desaparecido ao mesmo tempo, mas não temos evidências que isso tenha ocorrido.

Apesar da Bíblia ter vários fatos históricos, o dilúvio é apenas uma das várias narrativas que parecem não haver evidências para sustentar sua veracidade, tais divergências da bíblia com a realidade acabam pondo em xeque a autenticidade de muitas narrativas bíblicas, a própria inspiração divina da Bíblia e a própria existência de Deus.

Por fim, queria novamente destacar que o meu intuito não é de forma alguma confrontar e nem tentar convencer ninguém a pensar como eu. Apenas espero que as pessoas possam entender que há pessoas que não conseguem ter fé e que com isso as pessoas que tem e as que não tem fé possam se respeitar mutuamente. O que realmente importa é que você esteja feliz com sua crença e que ela não faça mal às outras pessoas, é claro.

Wênio
Enviado por Wênio em 26/02/2023
Código do texto: T7727830
Classificação de conteúdo: seguro