Coração materno

Naquela aula de Anatomia, o assunto foi o coração. -"A dissecção mais difícil dentre todas- informou o professor- "pois os planos de corte deverão ser perfeitos".

Minha mãe havia sofrido um enfarto, e naquela época, as cirurgias eram feitas somente na capital, e ela afortunadamente sobreviveu.

Após a aula conversei com o professor sobre o caso dela, e saí dali, acreditando que seria muito importante ela tomar conta do que lhe aconteceu.

Subi no Departamento, expliquei que se tratava de uma condição muito especial, e, pude realizar o desejado.

Em casa de meus pais, cheguei, larguei a malinha, cobri com plástico a mesinha da sala , dispus meus bisturis e pinças, e o orgão bovino e anunciei que a aula seria um espetáculo. Minha mãe relutou, reclamou do odor do formal, mas papai que era das Ciências Farmacêuticas, estava feliz naquela tarde.

A aula prosseguia, e chegando na artéria coronária, levantei a voz para chamar a atenção dela: -"foi aqui, foi aqui onde ocorreu a obstrução mamãe"-. E então, meio desesperada, gritou; - " foi essa pequena veia que me fez passar tudo o que eu passei?"-. E pimba, desmaiou!

Papai cuidou dela, mas a aula acabou!

Eu tinha18 anos e uma grande paixão pelo conhecimento, e achei que seria um privilégio ela se conhecer melhor,

Essa é para juntarmos à nossa história de família enquanto as memórias e a disposição permitirem.

Dedico ao Mario, servidor do Departamento de Anatomia nos anos 70.