4. DENTRO DO CORAÇÃO - Voz que Clama no Deserto

4. DENTRO DO CORAÇÃO

Lucas 3.15-20

Introdução: Você já precisou tirar um Raio-X? A beleza deste exame é mostrar como estamos por dentro, isto é, mostrar muito além de nossa aparência externa.

Jesus nos ensinou: “A boca fala do que está cheio o coração” (Mt. 12.34). Em Tiago 3.14 diz: “Se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade”. E ainda: “Vocês que têm a mente dividida, purifiquem o coração” (Tg. 4.8). Se o nosso coração estiver contaminado não produziremos frutos, e nem cresceremos espiritualmente.

Hoje, daremos sequência à série de mensagens: Que ELE Cresça em que temos estudado sobre a vida de João Batista. E o tema da Mensagem é: DENTRO DO CORAÇÃO. E nós como a “Voz que clama no deserto” precisamos desenvolver um coração segundo a vontade de Deus. Portanto, precisamos tomar dois importantes passos:

1. DESCUBRA QUEM É VOCÊ

“Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus”. (Mt. 18.4).

• João Batista estava no auge de seu ministério, e o povo estava em grande expectativa sobre ele ser o Cristo (3.15). E foram perguntar para João Batista quem ele era (Jo. 1.22-23). João Batista não se perdeu diante dos falsos elogios (3.15), ele sabia quem ele era e por isso venceu a tentação de ir além de seus limites e tornar-se insubmisso (3.16). João deixa claro a todos que era apenas um simples SERVO que trabalhava na Seara do Senhor (3.16): Pregando em toda a região (3.3), exortando (3.7-9), ensinando (3.10-14), e batizando (3.16). João Batista tinha um coração de servo, e estava disposto a trabalhar arduamente para honrar ao Senhor (3.16). Você tem um coração de servo?

• João Batista tem um coração que se humilha perante Deus, e reconhece que todo o poder vem do Senhor, e que ele entre os servos não era sequer digno de desamarrar as correias das sandálias do Senhor (3.16). João nos ensina que humilhar-se perante o Senhor e temor a Deus andam juntos. Quanto mais temor a Deus, mais humilde eu serei, e mais CRESCEREI espiritualmente (Tg. 4.10). Você tem andado em humildade perante o Senhor?

2. DESCUBRA QUEM É O SEU DEUS

“Eu os batizo com água, mas ELE os batizará com o Espírito Santo”. (Mc. 1.8).

• João Batista não somente sabia quem ele era, mas tinha ciência principalmente de quem era Deus. E reconhecia o poder e os atributos de Deus (3.16). João profetiza sobre a vinda do Espírito Santo, e fala do batismo no Espírito que vai além de ter o selo do Espírito (Ef. 1.13-14). João está falando de ser cheio do Espírito Santo (Ef. 5.18), ele está dizendo sobre o cumprimento da profecia do profeta Joel (At. 2.16-21). João Batista era cheio do Espírito desde o ventre de sua mãe (1.15), e por ser cheio do Espírito Santo teve um coração CONSAGRADO ao Senhor. O que está te impedindo de ter o coração consagrado ao Senhor?

• E por ser cheio do Espírito Santo, João Batista, entendeu a obra do Espírito Santo que é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16.8). João pregava a todos sobre a necessidade de conversão ao Senhor, pois o Dia do Senhor virá (3.17). E a exemplo de João Batista também devemos ter um coração MISSIONÁRIO e amorosamente exortar e pregar as boas novas para aqueles que nos cercam (3.18), crendo que o Espírito fará o milagre de salvação. Você tem um coração missionário?

CONCLUSÃO:

A exemplo de João Batista, somos a “Voz que clama no deserto”, e para fazermos isso com qualidade precisamos desenvolver um coração segundo a vontade de Deus. O primeiro passo é saber quem nós somos e desenvolver um coração de servo e um coração humilde, pois essas qualidades nos levarão a crescer espiritualmente. O segundo passo é saber que é o nosso Deus, pois assim teremos um coração totalmente consagrado a Deus e por consequência um coração amorosamente missionário, que sonha e crê que dará muitos frutos para a glória de Deus!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 15/03/2023
Código do texto: T7740980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.