PENSAMENTO SOBRE O PENSAMENTO

O pensamento está subjacente ao espírito humano projetando as alternativas que serão desenvolvidas pelo espírito, para que a razão consciente faça as suas opções: ou na sua simples adoção como convicção, ou na sua execução concreta traduzida em ações. Ele desfruta de boa margem de autonomia, pois também nos ocorre independente da nossa vontade. Ele não tem limites para a sua expansão na racionalidade, e sua velocidade somente perde para a Luz. Mas, assim como tudo no Universo, ele e as circunstâncias ou ações decorrentes, estão incluídos no absoluto “determinismo universal”, onde não existe nenhuma exceção, e nenhuma novidade que não esteja no “catálogo”. (O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são fúteis). (1 Coríntios 3:20) / (...) como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, e nos predestinou para si mesmo, conforme sua vontade... (Efésios 1:4,5)

A Racionalidade é a Hospedaria de três Espíritos: o Espírito Natural, que faz todas as sugestões que satisfazem as necessidades naturais, que sustentam a vida, e também aquelas que contemplam o ego e suas conveniências. O Espírito Angelical, que sugere à Razão, sempre a adoção de procedimentos lícitos, voltados para o bem, em todos os sentidos. O Espírito Infernal, que se dedica sempre ao mal, sugerindo as ações compatíveis com a cobiça, a inveja, o orgulho, e o ódio, de um modo geral.

Esses três Espíritos lutam incansavelmente para obter a supremacia junto à Racionalidade hospedeira, de forma que as suas respectivas características se tornem totalmente prevalentes, incorporando-se na Razão e assumindo em definitivo a direção da Hospedaria.

Nessa batalha, que se desenvolve em todas as Hospedarias, no calor das lutas, o Espírito Infernal, justificando sua tendência, acaba aliciando o Espírito Natural como seu aliado, formando dois contra um, (666 contra 333), números que são “coincidentes” com as proporções do Joio e do Trigo, ou das Hospedarias que optam pela dupla Natural/Infernal, e das que preferem o solitário Angelical.

As incertezas, os temores, as angústias e aflições que se apoderam das pessoas, exacerbadas pelo caótico cenário que se estende pelo Planeta, funcionam como multiplicadores de perniciosos pensamentos, que roubam a tranquilidade e a paz interior dessas pessoas, infernizando suas vidas.

Procurar pelo desenvolvimento da espiritualidade, estudando os fundamentos cristãos, na Bíblia, nos autores Francis Collins (A Linguagem de Deus), Jacob Boehme (Os Três Princípios da Essência Divina), por exemplo, que são valiosos ajudantes para a aquisição de conhecimentos espirituais, assim como uma auto vigilância para a conduta exemplar no dia a dia, ajuda a consolidar a duradoura e constante paz na consciência.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Eu não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração nem tenha medo. (João 14:27)

No amor não há medo, pelo contrário, o perfeito amor elimina o medo, pois o medo importa em castigo, e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. (1 João 4:18)

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, este o destruirá, pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. (1 Coríntios 3:16,17)

Zacarias 13:8,9 – E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão, mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.

Que o Senhor Jesus Cristo ilumine o caminho de todos os Escritores e Poetas do Recanto das Letras!

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 30/03/2023
Código do texto: T7752402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.