Manifesto Indigesto (aos Dono$ do Poder)

W. V. Fochetto Junior*

(Podem chamar a isso de "atitude punk", a PQP, o diabo a quatro. Mas é um sentimento muito pessoal e eu tenho certeza de que, mesmo assim, outras pessoas devem compartilhar dele.)** Eu não vejo motivos para retornar à universidade. E vou dizer por que – a seguir.

(Isabelle, Felipe, Lívia, Danilo e 9G/2021: esse texto é dedicado, em especial, a Vocês)

• Acabo de passar os olhos em um artigo*** na NeuroscienceNews.com acerca de um gene encefálico responsável por sintomas de ansiedade (eu cheguei até ele após receber um e-mail no qual estou cadastrado). O assunto me parece muito interessante. E igualmente útil do ponto de vista da evolução da ciência em prol da saúde e do bem estar (tanto humano quanto dos animais irracionais). O problema, aqui, é que eu não vejo futuro, no Brasil, para investirmos em estudos acadêmicos (o meu sofrimento, bem como as mágoas que carrego por conta de várias decepções com o sistema universitário – sistema de-formado, em grande parte, por estrelinhas com pós-doc e/ou livre docência).

• Sinto que meu talento para a coisa (cursar um doutorado direto ou qualquer tour de force desse naipe) é atrofiado a cada ano que passa. (Ano passado eu investi uma nota em bibliografia para um curso de Antropologia Pedagógica que eu vinha estruturando, para lecionar em minha Alma Mater; a coordenadora responsável pela avaliação dos docentes externos jamais respondeu a nenhum e-mail meu. Hoje, readaptado como PEB-II, precisaria de voltar ao magistério se quisesse lecionar em universidades, mesmo que contando apenas com pós-graduações lato sensu... Há um disparate aí: as universidades particulares dão preferência a professores mestres e/ou professores doutores. Ora, quanto algum candidato numa dessas condições se apresenta, é reprovado. E sabem por quê? Por conta de seu alto nível de instrução. As tais universidades estão cortando gastos e, professores doutores fazem jus a um salário alto. Percebem a contradição nos termos?)

• A educação, no Brasil, é um sonho antigo. E não passa disso. Eu estou nessa desde agosto de 1.998! Simplesmente não há nada a ser feito pelos visionários da pedagogia. É muita enrolação. É "Paulo Freire para cá, Paulo Freire para lá", mas nada de trazer conteúdo realmente importante e útil à vida dos nossos alunos. (2021 foi um ano de muito sofrimento para mim; perdi duas turmas de quem eu gostava muito. Essa dor apenas diminuiu drasticamente; mas quando olho para trás, para aqueles meados de novembro/21, a danada dor me revisita; faz uma aparição e ri de mim. Caçoa ["Tome, seu otário! Isto é para Você se ferrar, seu estúpido! Dane-se!"] de minha condição de professor que não soube lidar com os problemas fora da escola e resolveu levá-los para dentro dele... Cristo Rei!

• Chico Xavier diria que não podemos mudar o que já foi feito. Mas podemos fazer um novo começo. Eu quero acreditar. EU QUERO ACREDITAR, CRISTO REI! Eu quero acreditar que sim. Que a gente pode construir uma Educação Efetiva e Eficaz. Dar sentido às vidas de jovens e adultos que ingressam na escola esperando poder mudar o mundo. Com ações que ultrapassem nossos conceitos ilusórios e estanques que apontam para a estúpida e eterna dicotomia Esquerda versus Direita e vice-versa. Eu quero crer que minhas lágrimas não foram à toa. Que há possibilidade de mudarmos os rumos da nação pela Educação. A nossa experiência deve fazer sentido ao empunharmos nossas garras contra a opressão de um sistema educacional inútil. Uma dor assim pungente não há de ser inutilmente.

• Farsantes, Parasitas Políticos e Líderes da Barbárie NÃO PASSARÃO.

• Nem comunismo, nem capitalismo. Mas sim HUMANISMO. Em prol da Libertação Humana da Prisão Sem Muros que é o pensamento condicionado pelos Dono$ do Poder!

NOTAS

* Bacharel em Publicidade e Propaganda (Universidade Braz Cubas, 2001). Licenciado em Letras: Português (UnyLeya, 2014). Especialista em Docência Superior (Idem, 2020) e Antropologia (Idem, ibidem). Professor de Língua Portuguesa e Literatura desde 1.998. Professor Readaptado no Rede Municipal de Ensino de Poá (SP) desde 2.022. Autor de livros diversos (Poesia, ficção e crônicas) e da HQ Poético-filosófica A-MAZE-IN ("Labirinterno"). Contato: letrasefilosofia ARROBA gmail PONTO COM

** Os trechos entre parênteses, tais como esse, consistem em pensamentos que foram verbalizados.

*** Cito-o: Genetic Driver of Anxiety Discovered. Disponível em: <https://neurosciencenews.com/anxiety-genetics-23105/>. Acesso em: 11 maio 2023.