POR QUE?

O ser humano possui na sua natureza, uma implícita necessidade de procurar entender as circunstâncias que envolvem a sua existência, mas a amplitude, diversidade e até a intensidade dessa necessidade, variam de indivíduo para indivíduo, o que tem relação com o volume e a variedade de conhecimentos já adquiridos e acumulados individualmente.

Na esfera da racionalidade, os conhecimentos primários são fornecidos pela própria família, e complementados pelas escolas, pelo relacionamento social e também pelas experiências pessoais adquiridas no curso da vida, e como podemos observar, os conhecimentos podem ser transferidos entre os indivíduos. Na espiritualidade, conforme o interesse individual, os conhecimentos são procurados pessoalmente pelos interessados, mas não existe a possibilidade da sua transferência entre os indivíduos, pois a sua obtenção somente é possível através de insights espirituais, que se processam intuitiva e graciosamente, e se desenvolvem exclusivamente pelo espírito, jamais pela razão.

As interrogações do espírito humano poderão ser satisfeitas pelo estudo da Bíblia e também por intermédio daqueles que foram contemplados espiritualmente, como por exemplo, o humilde sapateiro alemão Jacob Boehme (1575-1624), o maior Teósofo de todos os tempos. A Ciência por sua vez tem muitas perguntas encalhadas há mais de um século em suas abstrações, mas como ela se recusa a admitir os espiritualistas, continuará na mesma situação, repetindo suas ilusórias teorias sobre o Universo, sem nenhum fundamento lógico. O Físico Teórico Robert Jastrow (1925-2008), em uma comparação, observou que, na escalada para obter o conhecimento sobre os mistérios do Universo, quando os Cientistas conseguem chegar ao topo da montanha, sempre encontram os Teósofos, lá reunidos há muito tempo.

O Apóstolo Paulo fez comentários sobre as dificuldades para a compreensão das coisas do Espírito de Deus, e o Evangelista João esclarece que a unção ensina a respeito de todas as coisas.

O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém. (1 Coríntios 2:14,15)

E quanto a vós, a unção que dele recebestes mantém-se em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. Mas, a unção que dele vem é verdadeira, não é mentira, e vos ensina a respeito de todas as coisas; permanecei nele assim como ela vos ensinou. (1 João 2:27)

Os escribas (mencionados por Cristo em Mateus 23) deveriam esclarecer a visível contradição entre Mateus e Lucas, sobre a causa da morte do traidor Judas.

Mateus 27:5 – E depois de atirar as moedas de prata para dentro do santuário, retirou-se e foi enforcar-se.

Atos 1:18 – Ele adquiriu um campo com o pagamento do seu pecado, e precipitando-se de cabeça, arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

Por que Deus não permitiu que Moisés entrasse na Terra Prometida?

Deuteronômio 34:4 – E Deus falou a Moisés: “Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó quando eu disse: Eu a darei a sua descendência. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela”.

Moisés é apenas o símbolo da Lei, que ajuda a desenvolver a espiritualidade, mas a salvação é exclusividade da Graça. A lei, simbolizada em Moisés, não pode entrar na Terra Prometida, ou seja, no Reino de Cristo.

Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. (Efésios 2:8,9)

Por que o Diabo é amarrado por mil anos, e depois será solto?!

Observe as “coincidências” na decorrência de mil anos, e imagine qual seria o tempo do intervalo entre as Gerações Cósmicas do Terceiro Princípio, que se repetem infinitamente, conforme Eclesiastes 1:9 a 11 e 3:15. Com certeza, esse intervalo deve ser coincidente com o permanente retorno de Lúcifer em cada edição da Geração Cósmica, ou seja, também com o intervalo de mil anos.

Apocalipse 20:1 a 7 – Vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande corrente na mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, onde o fechou e pôs um selo sobre ele, para que não enganasse mais as nações, até que os mil anos se completassem. Depois disso é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Então, vi uns tronos, e foi dado o poder de julgar àqueles que neles se assentaram; e vi as almas dos que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem nas mãos. Eles reviveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da prisão. (E assim infinitamente)

Por que existe o mal com todos os seus problemas? Ele não poderia ser evitado?

O mal faz parte da natureza do Universo, e a natureza é imutável, assim como a nossa natureza também é imutável. Trigo será sempre trigo, e joio será sempre joio. Eis a origem do bem e do mal e que se repetirá a cada Geração Cósmica: Os anjos que não mantiveram seus domínios, mas deixaram sua própria habitação, ele os tem confinados nas trevas em algemas eternas, para o juízo do grande dia. (Judas 1:6)

O Terceiro Princípio inteiro, onde se encontram todas as galáxias com os seus integrantes, é uma extrageração cósmica, formada com as essências dos anjos rebeldes e de Lúcifer, que foram desintegrados e confinados nessa região. Cristo foi encarregado de purificar e recuperar o possível (uma terça parte ou seja 333) pois duas terças partes (666) são irrecuperáveis. (Zacarias 13:8,9) A desintegração de Lúcifer e os anjos rebeldes, provocou o derrame das suas entranhas, conforme Lucas menciona em Atos 1:18, (o recheio do ovo cósmico explodido no Big Bang) e que deu origem a todas as galáxias existentes na Geração Cósmica.

Sobre Jacob Boehme – (24-04-1575 / 17-11-1624)

Em 1575 nasceu Jacob Boehme na pequena cidade alemã de Alt Seidenburg. Seu primeiro emprego foi de pastor de ovelhas em Lands-Krone, numa montanha nos arredores da cidade de Gorlitz. A sua única educação foi recebida na escola da cidade de Seidenburg, que ficava a uma milha de sua casa. Aos quatorze anos aprendeu o ofício de sapateiro, que exerceu em sua vida. A partir de 1600, Boehme começou a obter experiências espirituais, cujas revelações ele assim descreve: “Abriu-se para mim um longo portão e em um quarto de hora vi e aprendi mais do que veria e aprenderia em muitos anos de universidade”. A partir daí, mais preocupado em não esquecer as revelações que recebia, Boehme passou a escrever para si mesmo sobre elas, e assim surgiram suas vastas obras sobre a Teosofia no curto período de sua existência, pois faleceu em 1624. Passaram-se quase 400 anos, e até hoje não se conhece outro Teósofo que possa ser comparado a Jacob Boehme, e nem quem tenha sido capaz de alcançar a plena compreensão da amplitude e da profundidade das suas revelações.

Sugestão para Estudo:

Pesquisar sobre notáveis: Zenão de Eléia (Filósofo); Jacob Boehme (Teósofo), Baruch de Espinoza, (Filósofo), Pierre T. de Chardin (Filósofo e Teólogo), Huberto Rohden (Filósofo), C. S. Lewis, (Teólogo, Escritor e Professor), e Francis S, Collins (Geneticista). Entre os indicados, destaque para Jacob Boehme, que se tornou o maior Teósofo de todos os tempos, e que nos deixou uma vasta obra literária.

Livros de Jacob Boehme, em português:

A Aurora Nascente/A Sabedoria Divina/A Revelação do Grande Mistério/Os Três Princípios da Essência Divina/ Quarenta Questões Sobre a Alma/ A Chave/ A Encarnação de Jesus Cristo/ As Confissões/ Diálogo Entre Uma Alma Iluminada e Outra Em Busca da Iluminação/ A vida Suprassensível/ O Caminho Para o Cristo

Livros de Pierre Teilhard de Chardin:

Cristo e o Universo: A Visão Mística / O Fenômeno Humano / Ensaio de Vida Interior / Ponto Ômega

Livros de Francis Sellers Collins:

A Linguagem de Deus / Verdadeiros Cientistas, Fé Verdadeira / A Linguagem da Vida

Assim como na razão, também no espírito, para a obtenção dos conhecimentos respectivos, é necessário empenho e dedicação. Sophia não aparece onde não há interesse em conhecê-la. Ela estava com o Pai, quando Ele esquadrejava e circulava os espaços para estabelecer o firmamento. Ela está com o Filho, quando Ele revela as manifestações do Pai, preenche os espaços e, como pedra angular, sustenta o firmamento. Ela está com o Espírito Santo, quando Ele ensina e expõe os conhecimentos essenciais ao recém-nascido Homo Sapiens. Ela é mais doce que o mel, transbordando o seu perfume inebriante! (Ela se expõe em Eclesiástico 24)

O ser humano, não têm certeza absoluta se é Trigo ou Joio, mas certamente o pretendente a ser Trigo tem interesse em desenvolver a sua espiritualidade, e não tem preguiça de buscar o conhecimento espiritual. (1 Coríntios 2:14,15)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 15/05/2023
Código do texto: T7788915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.