Incentive as pessoas

É tão chato quando, quanto mais fazemos, mais sentimos que não valorizam o nosso esforço, não reconhecem o nosso empenho, não conseguem aplaudir o nosso trabalho. É desanimador saber que fizemos o que pudemos, que demos o nosso melhor, que colocamos toda a nossa alma naquele projeto, mas as pessoas ainda insistem em minimizar o nosso trabalho e tecem críticas maldosas disfarçadas de críticas construtivas – críticas que, na verdade, apenas destroem. Destroem a nossa esperança na vida. Destroem a nossa crença em nós mesmos. Destroem a nossa vontade por continuar a caminhada rumo ao destino de felicidade e alegria já que sempre somos insuficientes aos olhos que quem nos cerca. Por isso faça como alguém, que desconheço, disse certa vez: “Seja um incentivador de pessoas. O mundo já tem críticos demais”.

Às vezes reproduzimos o que sofremos. Ou talvez não sofremos essas críticas incessantes, mas nossas expectativas sobre as pessoas são altivas demais, são tão altivas que nem mesmo nós seríamos capazes de concretizar. Então exigimos. E nunca paramos de exigir. Ao ponto de nunca nos darmos por satisfeitos em relação ao trabalho do outro. Nunca o aplaudimos. Nem reconhecemos os seus esforços. E desanimamos. Causamos desânimo. Ao invés de oferecer forças, concedemos apenas motivos para que aos poucos, desistam de seus sonhos.

Ouse fazer diferente. Ouse fazer a diferença na vida de alguém. Vá pelo caminho contrário e faça diferente de todos os outros. Olhe para alguém que lhe seja importante. E elogie essa pessoa. Aplauda essa pessoa. Reconheça o esforço dessa pessoa. Mesmo quando ela tropeçar e vier a cair. Pegue em sua mão. Não passe pano no sentido de ignorar que a queda aconteceu. Mas aponte que, apesar da queda, alguns passos já foram dados, e agora é hora de seguir em frente. Incentive. Seja um incentivador. Marque as pessoas sendo alguém que confia nelas. Que as vê. E que compreende a luta diária que elas enfrentam a fim de oferecerem o melhor que podem. Não é para simplesmente ignorar os seus erros. Isso também pode ser prejudicial. Mas não dê tanta ênfase a eles. Ao contrário. Aponte o que deu certo. E ajude as pessoas a terem mais confiança em si mesmas. Você não imagina a diferença que poderá estar fazendo na vida de alguém!

(Texto de @Amilton.Jnior)