A LOUCURA DA IDOLATRIA

A “rainha dos céus” a “Diana ou Ártemis dos efésios” (Atos 19:23a35) são evidências das atualizadas versões do “marianismo” dos escribas sofistas, os quais o produziram, como uma congregação paralela ao Cristianismo, em cuja congregação eles sempre concentraram os seus maiores esforços, consagrando a ela a grande maioria dos seus templos de pedra localizados nos altos das colinas (Miquéias 3:12), sob inúmeras variações do seu nome, submetendo Cristo a um plano secundário, menos expressivo, explorando hábil e astuciosamente, a inata e impulsiva idolatria feminina. Com isso, surgiram Fátima, Lourdes, Conceição, Socorro, Dores, Remédios, Guadalupe, Rosário, Aparecida, e outras tantas, desaparecendo, ou quase, o nome de Jesus Cristo. Outras castas de sofistas, menos experientes, se apegaram a outras futilidades, menos expressivas, como disputas sobre o verdadeiro nome de Deus, negando até a existência do Espírito Santo e da Divina Trindade; sobre o sábado como sendo o único dia consagrado a Deus, sobre a legitimidade dos livros integrantes da Bíblia [suprimiram o Livro Sabedoria e o Livro Eclesiástico]; outros se apegaram a tipos de comidas ou bebidas, batismos, tipos de rituais, e por aí afora, enquanto outros passaram a produzir tantos “milagres”, todos os dias, que ganham de Jesus Cristo de goleada. O “negócio” prosperou tanto, que surgiram inúmeras novas seitas, e até escolas ensinando como formar e administrar uma nova seita, tornando-a mais produtiva e rentável, assim como nas atividades comerciais.

Miquéias 3:11 / 5:12a15 - Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. Eliminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores; Do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos; Eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos, e destruirei as tuas cidades. Com ira e furor tomarei vingança sobre as nações que não obedeceram.

Amós 8:4a6-Ouvi isto, vós que tendes gana contra o necessitado, e destruís os necessitados da terra. Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras. Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sandálias, e vendermos o refugo do trigo?

Os adeptos do “marianismo”, e os que se prostram, ajoelham-se, fazem suas orações e suas súplicas às estátuas, devem observar os textos bíblicos a seguir, de facílima compreensão, que falam por si mesmos, não havendo necessidade de nenhuma complementação.

Isaías 44:9a20 - Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, se apresentem, espantem-se e sejam envergonhados. O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, e forma um ídolo a martelo, forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece. O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso, e faz a semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa. Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta, e coze o pão, e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.Metade queima no fogo, e com ela coze a carne para comer, assa-a, e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! já me aquento, contemplo a luz. Então de resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e os seus corações já não podem entender. Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu; de maneira que não pode livrar sua alma, nem dizer: Não é mentira o em que confio?

Isaías 46:5a7 - A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo? Os que gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças, assalariam o ourives para que faça um deus, e diante deste se prostram e se inclinam. Sobre os ombros o tomam, levam-no e o põem no seu lugar, e aí ele fica; do seu lugar não se move; recorrem-se a ele, mas nenhuma resposta ele dá, e a ninguém livra da sua tribulação.

Jeremias 10-2a5 - Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles os gentios se atemorizam. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado; Com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile. Os ídolos são como um espantalho em plantação de pepinos, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem.

Hebreus 5 11a14 / 6:1,2– Sobre isso, temos muitas coisas que dizer, embora difíceis de explicar, porque vos tornastes vagarosos para ouvir. De fato, embora vós já deveríeis ser mestres agora, ainda precisais que alguém vos ensine de novo os princípios elementares da palavra de Deus, sendo que vos tornastes necessitados de leite, e não de alimento sólido. Qualquer pessoa que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos que, pela prática, têm suas faculdades morais exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Assim, deixando os aspectos elementares do ensino de Cristo, prossigamos para o aperfeiçoamento, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino sobre batismos, imposição de mãos, sobre a ressurreição dos mortos e o juízo eterno.

Estamos em pleno século vinte e um, desfrutando da extraordinária evolução, onde não há mais espaço para a ignorância, que mesmo Deus já não a suporta mais.

Atos 17:29a31 – Sendo nós geração de Deus, não devemos pensar que a Divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação humana. Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam; porque determinou um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio do homem que para isso estabeleceu. E isso ele garantiu a todos ao ressuscitá-lo dentre os mortos.

Filipenses 4:6,7 - Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

João 3:3,5 - Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deu

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 23/05/2023
Código do texto: T7795249
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.