ILUSÕES E REALIDADES

Todas as características que se desenvolverão na natureza, estão impressas intrinsecamente, nas essências que formam todos os seus componentes, nos três reinos da natureza terrestre, e na inteira geração do Terceiro Princípio. Essa condição, em se tratando dos seres humanos, determina a absoluta individualidade reinante, pela qual cada indivíduo possui suas próprias características, que o identificam singularmente. A diferenciação se observa não só fisicamente, como também nas vocações ou talentos, e ainda no comportamento individual e na capacidade de percepção das circunstâncias em desenvolvimento. As características estão inseridas na racionalidade, conferindo aos indivíduos o poder de exercê-las conforme suas conveniências, através das ações e do intercâmbio dos conhecimentos e experiências.

Porém, o ser humano é uma espécie diferenciada, e possui também, em potência, a espiritualidade, onde ele apenas pode desenvolver o interesse na sua progressão, dedicando-se ao estudo da Bíblia e de livros do gênero. O efetivo ingresso na espiritualidade é uma concessão que transcende a razão, e que se estabelece pela Graça alcançada, independentemente da vontade do agraciado. Temos o exemplo do Apóstolo Paulo, então um rigoroso fariseu perseguidor de cristãos, que recebeu a Graça, transformando-se no mais fecundo dos Apóstolos do Novo Testamento. O Senhor sabe o que faz.

Os escribas dividem os Profetas do Velho Testamento em dois grupos: os Profetas maiores e os menores, baseados na extensão dos seus escritos, sendo considerados Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, os maiores, e os demais os menores. Esse aspecto não tem importância, pois o que interessa é o conteúdo dos escritos e a sua interpretação, como veremos a seguir.

No estudo da Bíblia, é conveniente filtrar e sintetizar os textos, fazendo anotações apenas dos sentidos principais, o que permitirá observar as conexões entre os diversos Profetas, os quais em conjunto, conduzirão o leitor ao sentido mais amplo, que estava oculto.

1 - Por exemplo, a epístola de Judas possui apenas um capítulo, mas é o único que se refere e tipifica a insubordinação de Lúcifer, em Judas 1:6, e facilita a sua conexão com Apocalipse 20:2 a 5.

2 - A contradição entre Mateus 27:5 e Atos 1:18 sobre a morte do Judas traidor, se esclarece pela identificação das essências contaminadas, que deram origem à extrageração do Terceiro Princípio, que são as entranhas de Judas (na verdade o próprio Satanás) que foram derramadas. Portanto, essas essências é que foram encerradas na extrageração e deram origem às galáxias e todos os seus integrantes.

3 - A insistência do ser humano na procura do Senhor, e do conhecimento de Deus, é importante e deve ser mantida, mas as escolhas pertencem a Ele, que sabe escolher, como foi a escolha do Apóstolo Paulo!

Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome. (João 15:16)

4 - Essa escolha feita por Jesus Cristo. significa o novo nascimento no Espírito de Deus, cuja importância se encontra bem definida.

Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:3,5)

5 - Os escribas e os fariseus que infestam as denominações teológicas repetem à exaustão, suas caóticas ladainhas, e as fábulas e genealogias constantes da Bíblia, que são as metáforas e cantilenas dos antigos Profetas, elaboradas com o propósito de desviar a atenção e iludir os seus ferozes perseguidores, para que não percebessem os verdadeiros ensinamentos cristãos, que eram contrários aos escusos interesses dos escribas. Como se observa, eles acertaram; os escribas e fariseus continuam iludidos até hoje.

1 Timóteo 3,4 – Como te pedi, permaneça em Êfeso para advertires alguns de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias intermináveis, pois produzem discussões em vez de favorecer o propósito de Deus, que tem como fundamento a fé.

Tito 1:14 / 3:9 - ... não dando ouvidos a fábulas judaicas, nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade. Mas evita questões tolas, genealogias, discórdias e debates acerca da lei; pois são coisas vãs e inúteis.

6 – Definitivamente, é preciso compreender que a história da família humana de Jesus Cristo, e inclusive Ele próprio como um ser humano, faz parte das fábulas e genealogias arquitetadas pelos Profetas, que pela sua simplicidade era compatível com o ambiente daquela época. Atualmente, no mínimo, essa história, se fosse verdadeira, seria vista como uma injustiça para com as gerações seguintes, que não receberam a visita do Senhor!?!? Esse cristo humano é o cristo dos escribas e dos fariseus, pois o verdadeiro Cristo, Ele próprio esclarece quem é.

Então Jesus voltou a falar-lhes, dizendo: Eu Sou a Luz do Mundo; quem me seguir jamais andará em trevas, mas terá a Luz da Vida. (João 8:12)

Eu vim como uma Luz para o mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (João 12:46)

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testemunhar estas coisas em favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã. (Apocalipse 22:16)

Assim, resta apenas o esclarecimento sobre as verdadeiras visitas que Cristo nos faz, e que passaram a ocorrer, sem interrupções, em todas as partes, do mundo, como se observa em Atos 2:1 a 18, e essas visitas, que nunca cessaram, continuam ocorrendo, quando o Cristo Homem ressuscita, ao mesmo tempo em que ocorre o Novo Nascimento do cristão, que também estava morto espiritualmente.

Ele vos deu vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, nos quais andastes no passado, no caminho deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora age nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos seguindo os desejos da carne, fazendo a vontade da carne e da mente; e éramos por natureza filhos da ira, assim como os demais. Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos pecados, deu-nos vida juntamente com Cristo (pela Graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele, e com Ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua Graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. (Efésios 2:1 a 9)

7 – A evolução espiritual transcende a racionalidade, estabelecendo uma realidade onde a razão não consegue penetrar, e compreender o espírito.

O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém. (1 Coríntios 2:14,15)

Para que seja possível a compreensão, é preciso que ocorra a concessão da Graça, quando acontece o Novo Nascimento, simultâneo com a ressurreição de Cristo, permitindo o acesso aos conhecimentos espirituais. Essa dádiva acontece em certo momento da evolução espiritual, no que nos diz respeito, como efeito da Segunda Aliança, passando a ocorrer de forma progressiva, a impressão das leis e do conhecimento de Deus, na mente e no espírito do homem, concedendo-lhe o discernimento espiritual mais profundo, como uma característica específica do novo nascimento, pois o homem antes de nascer de novo, está morto espiritualmente. Mas, quando a Promessa “... na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei” (Hebreus 8:10,11) é cumprida, ocorre simultaneamente, a ressurreição de Cristo e o novo nascimento do homem (Efésios 2:5,6), que então passa a viver no Espírito de Deus. Eis aí o Cristo Homem e o homem cristão. O cumprimento da Promessa é a concretização da Nova Aliança, quando então Cristo ressuscita dentre os mortos, (que somos nós), nos quais Ele também estava “morto” (ausente do espírito do ser humano).

8 – O Antigo Testamento é uma antecipação da trajetória da Humanidade, com a variedade dos seus problemas, produzindo as suas circunstâncias, todas elas inseridas intrinsecamente no projeto evolutivo. Trata-se da peregrinação da Humanidade ao longo do tempo, atravessando o “deserto” com todas as suas dificuldades, inclusive tendo que “atravessar o mar” em busca da “terra prometida”, que na verdade é o Reino de Cristo. Nessa jornada simbólica, o seu condutor, também simbólico, Moisés, não obteve permissão para “entrar na terra prometida”, ou seja, no Reino de Cristo!?

Deuteronômio 34:4 – E Javé falou a Moisés: Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse: “Eu a darei à sua descendência”. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela.

Assim, Moisés, o homem que tirou o povo da escravidão no Egito, atravessou o deserto com ele e atravessou o mar, que falou várias vezes com Deus e chegou a vê-LO pessoalmente, tudo sob as bênçãos de Deus, mas não entrou na “terra prometida”, o Reino de Cristo!? Por que?

Moisés é o símbolo da Lei, e esta é a Primeira Aliança de Deus com os homens, nos primórdios da eclosão da racionalidade, quando termina o estágio do Homem Primitivo e inicia-se o estágio do Homem Habilidoso, que recebe o seu primeiro Código de Regras Éticas e Morais, compatível com a racionalidade adquirida pelo Homem Habilidoso, e que o Homem Primitivo não possuía, assim como todos os outros animais. Na esteira da evolução para a devida purificação, o primeiro grande descarte foi executado no dilúvio, depois em outros como no Egito, em Sodoma e Gomorra, no “deserto”, nas epidemias ao longo da história, até que ocorra o juízo final, e a solução para o restante.

A Segunda Aliança alcança somente os seres humanos que transcenderam a própria racionalidade, quando o espírito humano absorveu e incorporou as leis no coração, como um manual de conduta regular e espontânea. Mas, essa incorporação somente se concretiza pela Graça, concedida pela conjunção da Misericórdia do Pai, do Amor do Filho e da Unção do Espírito Santo, concedendo o acesso aos conhecimentos espirituais e conferindo dons para a sua expressão e frutificação na videira de Cristo. (João 15:1,2)

Hebreus 8:7 a 13 – Pois se aquela Primeira Aliança fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para a Segunda. Porque ele diz, repreendendo-os: Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma Nova Aliança. Não segundo a Aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para tirá-los da terra do Egito; pois não permaneceram naquela minha Aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. As minhas leis porei na sua mente, e as escreverei em seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Ninguém terá que ensinar ao próximo, nem a seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. Pois serei misericordioso para com suas obras más, e de seus pecados não me lembrarei mais. Ao dizer que esta Aliança é nova, ele tornou antiquada a primeira. E o que se torna antiquado e envelhece, está perto de desaparecer.

9 – Estamos em pleno século vinte e um, desfrutando de todas as vantagens alcançadas pela evolução, expressas em todas as vertentes da ciência e da tecnologia, como virtudes da racionalidade, para o orgulho da Humanidade!

Olhando para trás, no tempo, costumamos rir de absurdos na forma de idéias, crenças e ações da própria Humanidade, desde os séculos passados. Mas, e no futuro, será que não rirão de nós? Talvez porque mantivemos alguns verdadeiros absurdos do passado, como realidades do presente, e conceituamos verdadeiras realidades eternas, que não conseguimos entender, como absurdos permanentes. E, novamente:

O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas, e não pode entendê-las porque se compreendem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14)

Entretanto, ao mesmo tempo em que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, ele acredita nos escribas, que idealizaram a partir de 1700 anos atrás, o arcabouço das redes de supermercados da fé, instalados nas denominações teológicas, que vendem ilusões às humildes ovelhas.

Miquéias 3:11 / 5:12a15 - Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. Eliminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores; Do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos; Eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos, e destruirei as tuas cidades. Com ira e furor tomarei vingança sobre as nações que não obedeceram.

Os adeptos do “marianismo”, e os que se prostram, ajoelham-se, fazem suas orações e suas súplicas às estátuas, devem observar os textos bíblicos a seguir, de facílima compreensão, que falam por si mesmos, não havendo necessidade de nenhuma complementação.

Isaías 44:9a20 - Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, se apresentem, espantem-se e sejam envergonhados. O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, e forma um ídolo a martelo, forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece. O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso, e faz a semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa. Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta, e coze o pão, e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. Metade, queima no fogo, e com ela coze a carne para comer; assa-a, e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! já me aquento, contemplo a luz. Então de resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e os seus corações já não podem entender. Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu; de maneira que não pode livrar sua alma, nem dizer: Não é mentira o em que confio?

Isaías 46:5a7 - A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo? Os que gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças, assalariam o ourives para que faça um deus, e diante deste se prostram e se inclinam. Sobre os ombros o tomam, levam-no e o põem no seu lugar, e aí ele fica; do seu lugar não se move; recorrem-se a ele, mas nenhuma resposta ele dá, e a ninguém livra da sua tribulação.

Jeremias 10-2a5 - Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles os gentios se atemorizam. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado; com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile. Os ídolos são como um espantalho em plantação de pepinos, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem.

Atos 19:24 a 28 – Havia certo ourives, chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis, e proporcionava bons negócios aos artífices. Ele os reuniu, bem como os artífices de obras semelhantes, e disse: Senhores, bem sabeis que deste negócio nos vem a prosperidade. E estais vendo e ouvindo que não só em Êfeso, mas em quase toda a Ásia, esse homem Paulo, tem convencido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. E não há somente o perigo de que esse nosso tipo de negócio caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Ártemis perca toda a sua importância, vindo até mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram. Ao ouvirem isso, encheram-se de fúria e gritaram: Grande é a Ártemis dos efésios!

E novamente:

Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém.

(1 Coríntios 2:15)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 29/05/2023
Código do texto: T7800227
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.