Caos sob o Brasil

Desde a fundação desta nação como colônia portuguesa a partir de 1500, o Brasil nunca evidenciou prolongados momentos de instabilidade e harmonia pacífica. Qualquer ciclo de prosperidade seja social ou econômica sempre foi quebrado por golpes militares, escândalos políticos, intervenções estrangeiras ou revoluções populares por melhores condições de vida a população. Exemplo disso são as revoltas no período imperial, esmagadas com tamanha brutalidade contra revolucionários que tinham o sangue derramado sem nenhuma misericórdia. Também o poder republicano cometeu inúmeras barbáries registradas nos livros de história. Jamais dever-se esquecer o Massacre de Canudos, na região do sertão bahiano, em 1897.O exército brasileiro dizimou sem demonstrar espírito piedoso os moradores da região apenas por que desejavam residir sem preocupações em seguir as diretrizes do sistema republicano instaurado após a queda do poder imperial. Como não ignorar a ditadura militar imposta em 1964? A junta do governo militar desse período até 1989 censurou a liberdade de expressão, perseguiu e prendeu opositores, levando muito destes a sofrerem terríveis torturas e crueldades nos porões sombrios de cunho militar. Foi nesse perturbado período o Brasil teve o "Milagre Econômico", que teve a ampliação de investimentos estrangeiros de nações ocidentais( sobretudo dos Eua) na industrialização e outros investimentos econômicos. Contudo quanto mais havia abundância, também aumentava os casos relacionados à corrupção no governo e aumento dos bolsões de miséria nas federações nacionais, devido a má distribuição de renda socioeconômica. Após a queda da influência militar na política do país, a nação sofreu no final da década de 1980 uma inflação galopante, esmagando o poder de consumo do cidadão brasileiro. Depois tivemos o primeiro presidente eleito diretamente por voto democrático. O resultado foi decepcionante: Outras denúncias contra o governo demonstrou que a corrupção seria uma pandemia moral difícil de ser controlada. No século XXI, o Brasil teve temporária evolução socioeconômica de 2006 até 2013, até que foi desvendado o escândalo mafioso no alto escalão da Petrobras, conduzindo o país a uma crise financeira horripilante. Não estamos vivenciando o período glorioso democrático como prometido por Floriano da Fonseca e seu aliados quando juntos proclamaram a Proclamação da República. Não, apenas testemunhamos o caos sempre controlando as rédeas desta gigantesca carruagem tupiniquim cheia de inúmeras riquezas naturais. O Brasil é apenas uma nação moralmente fraca e fragmentada entre dois polos políticos, levando toda união nacional a ser destroçada. Isso não é democracia saudável. De modo nenhum. Isso é caos-cracia, o mérito do caos a afundar o futuro do Brasil em negras incertezas. Quem tem sabedoria, entenderá perfeitamente este texto escrito por um homem comum que agora expressa o sincero desprezo a está política teatral vigente.

Matheus Salomão
Enviado por Matheus Salomão em 06/06/2023
Reeditado em 06/06/2023
Código do texto: T7807304
Classificação de conteúdo: seguro