Por que eu gosto do Wolverine e odeio o Feilong

Uma vez, pouco após eu escrever um texto dizendo por que odiava o personagem Feilong do mangá Viewfinder, pessoas me perguntaram o porquê de odiar tal personagem e eu justifiquei dizendo que ele era uma pessoa abominável e desprezível e só tinha a seu favor a sua beleza, visto que ele tem traços delicados e femininos e belos e longos cabelos. Então, perguntaram-me como posso gostar do Wolverine da Marvel, já que o mutante canadense – conhecido por ser o mais agressivo dos X-men- , é um verdadeiro anti-herói, famoso por sua violência e métodos polêmicos que usa para se livrar dos inimigos. De fato, ninguém pode negar que Wolverine é bastante violento e, com frequência, se vale de formas questionáveis para vencer os seus oponentes. Mas, se formos comparar o famoso mutante com o personagem do mangá, poderemos mesmo dizer que, perto de Feilong, Wolverine pode ser considerado um anjo. E vamos apresentar os motivos pelos quais podemos dizer que Wolverine, como pessoa, é muito melhor do que o Feilong de Viewfinder.

Em primeiro lugar, Wolverine, mesmo sendo muito violento, nunca feriu uma pessoa inocente. Sabemos bem que ele não hesita em fatiar seus inimigos e já matou muitos, porém ele não fere inocentes e jamais se aproveitou de alguém indefeso ou em situação de desvantagem, como o Feilong foi capaz de fazer com o personagem Akihito. Podemos ainda acrescentar que Wolverine nunca estupraria alguém ou faria de escravo sexual. Ninguém desconhece que Wolverine teve várias namoradas e inclusive já foi casado e, até onde sabemos, ele nunca possuiu nenhuma mulher à força. Já o Feilong de Viewfinder estuprou um rapaz inocente em mais de uma ocasião e depois o sequestrou e levou para Hong Kong, onde o colocou numa jaula, acorrentou, tatuou para dizer que era sua propriedade e o obrigou a ser seu escravo sexual. Em relação a Feilong, o mais revoltante foi a autora de Viewfinder tentar fazer com que seu comportamento abominável parecesse justificável dizendo que ele agia assim por ter sofrido muito e se sentir solitário. Wolverine com certeza não faria isso. Ele não usa seus problemas pessoais como justificativa para ferir outras pessoas que não têm nada a ver com seus problemas.

Sabe-se muito bem que Wolverine tem vários inimigos – seu maior inimigo é o também mutante Dentes-de-sabre – e não foram poucas as vezes em que ele se vingou de pessoas com quem tinha questões pessoais. Porém, ao contrário de Feilong - que, para se vingar de um ex-amante, descarrega sua raiva num rapaz inocente – Wolverine, quando quer se vingar de alguém, vinga-se diretamente da pessoa com quem tem contas a acertar. Ele não envolve quem não tem nada a ver com a história e não descarrega suas raivas e frustrações em pessoas inocentes. E podemos acrescentar sobre Wolverine que ele não é covarde, não faria coisas como aprisionar uma pessoa para humilhá-la nem mandaria torturar alguém. O Feilong, na primeira vez que sequestrou Akihito, além de estupra-lo, torturou e jogou nu em uma cela, humilhando-o até o limite. Com certeza, se Wolverine entrasse na história de Viewfinder e visse Feilong torturando Akihito, ele mataria Feilong para salvar o rapaz, pois não suportaria ver uma pessoa indefesa sofrendo tamanha crueldade.

Ainda posso dizer a favor de Wolverine que ele é corajoso, já que enfrenta inimigos maiores e mais fortes como o Hulk, arrisca a vida por aqueles com quem se importa e, muitas vezes, tornou-se uma figura paterna para mutantes mais jovens. Ele pode ser extremamente agressivo e não hesitar em matar, mas é inegável que tem sua ética e, mesmo que possa parecer antipático à primeira vista, ele não é incapaz de sentir afeto e é um amigo leal. Pode-se dizer que a única coisa boa que Feilong tem que Wolverine não tem é beleza. É uma pena ver que o detestável Feilong é tão amado pelo público feminino leitor de Viewfinder só por ser bonito.

Um fator que contribui para tornar o personagem Feilong (na minha opinião) ainda mais odiado é que ele, que parecia que seria o grande vilão de Viewfinder, com o tempo se tornou um personagem que perdeu sua razão de ser e acabou por ficar totalmente desnecessário na história. Podemos mesmo compará-lo ao Dentes-de-sabre, o grande rival de Wolverine. Ao passo que Feilong se tornou um personagem descartável no decorrer da história, Dentes-de-sabre – que, ao contrário de Feilong, não é bonito nem charmoso - é um vilão realmente icônico e necessário não apenas nas histórias de Wolverine como também nas dos X-Men, visto que já enfrentou tanto Wolverine quanto os outros heróis mutantes em várias ocasiões, mostrando ser tão vital para as histórias do Wolverine e dos outros heróis do universo Marvel assim como o Coringa é vital para as histórias do Batman e o Ming para as histórias do Flash Gordon. Vale acrescentar que, enquanto a autora de Viewfinder tenta justificar as atrocidades de Feilong colocando que ele age como age por ser solitário e ter sofrido muito, os criadores de Dentes-de-sabre – ainda que ele tenha sido torturado pelo pai, que o mantinha trancado, acorrentava e arrancava seus dentes (que sempre se regeneravam) por achar que o menino tinha dentes monstruosos por estar possuído por algum demônio – não justificam suas tendências homicidas e dão a entender muito bem que ele é, simplesmente, um psicopata sanguinário que fere e mata por prazer.

Então, espero que entendam por que gosto do Wolverine. Reconheço que ele é violento, mas não podemos negar que ele é um guerreiro corajoso, que tem sua honra e nunca chegaria ao ponto de machucar uma pessoa indefesa e inocente como fez o Feilong com o Akihito. Wolverine luta pelo que é justo e, diferentemente do seu inimigo Dentes-de-sabre, procura conter seu lado selvagem. Toda a história de Wolverine é também uma longa história de sofrimento e ele, em vez de fazer como Feilong, jamais feriria uma pessoa que não lhe tivesse feito nenhum mal.