CORRIDA ATRÁS DO NADA

A vida do ser humano é como um assopro do vento, que rapidamente se desvanece no espaço, no infinito processo de transformações, e depois de duas gerações ninguém se lembrará que ele existiu. Do pó ele retorna ao pó, ou mais propriamente dito, da energia corporificada na carne para a energia incorpórea das Trevas, ou para a energia corporificada na Luz.

No estágio da energia na carne, desenvolve-se a corrida atrás do nada, como se observa no livro de Coélet :

E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. Então passei à contemplação da sabedoria, e dos desvarios, e da doidice; porque, que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram; então vi que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas. Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; também então entendi eu que o mesmo lhes sucede a todos. Eclesiastes 2:11a14.

O ser humano pode optar pela renúncia ou pela adesão à essa corrida, sendo esta segunda opção a adotada pela absoluta maioria em todo o planeta, onde o poderio material é o supremo comandante em todas as ações. O reflexo da opção está no maior ou menor desenvolvimento, da racionalidade ou da espiritualidade, e como se nota pela situação reinante no planeta, a racionalidade ganha de goleada! O resultado dessa goleada é a situação reinante no planeta, onde se instalou a plenitude da confusão, no clima do “salve-se quem puder”. O destino final é o caos, do qual estamos progressivamente nos aproximando, e antes que ele se instale ocorrerão providências com relação ao que ainda restar de “trigo” no meio do “joio”, conforme se observa a seguir.

Também Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Romanos 9:27;

Assim, pois, também no tempo presente restou um remanescente segundo a eleição da graça. Romanos 11:6.

Eu vos digo um mistério. Nem todos iremos falecer, mas todos seremos transformados, em um momento, em um abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão imperecíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:51,52.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Assim tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; porque quem o fará voltar para ver o que será depois dele? Eclesiastes 3:1,22.

Os insensatos pensavam que a partida dos justos do nosso meio era um aniquilamento, mas agora estão na paz. Deus examinou-os como ouro no crisol, e os aceitou como holocausto perfeito. No dia do julgamento eles resplandecerão, como fagulhas no meio da palha. Os que confiam no Senhor compreenderão a verdade, e os que lhe são fiéis viverão junto dele no amor, pois a graça e a misericórdia estão reservadas para os seus escolhidos. Sabedoria 3:3,6,7,9.

O que foi, isso é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol. Já não há lembranças das coisas que precederam; e das coisas que hão de ser, também delas não haverá lembrança, nos que hão de vir depois. O que é já foi e o que há de ser também já foi. Eclesiastes 1:9,11 e 3:15.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 10/06/2023
Código do texto: T7810443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.