Alguns conselhos a mim mesmo sobre ansiedade

 

A você que também é ansioso(a)... Primeiramente, deixe seu preconceito de lado e não me julgue precipitadamente como doido quando digo que estou tomando "remédios para a cabeça". Na verdade não são apenas "para a cabeça", são para tratar principalmente - mas não só - minha ansiedade, minha depressão, minha bipolaridade, minha hipomania etc. se você conseguir não me julgar por isso, parabéns!

Dica importante: mantenha um diário escrito, num caderno universditário. COM CERTEZA ele ajudará você a DESACELERAR seus pensamentos e a ORGANIZÁ-LOS melhor, a exercitar o PENSAR ANTES DE DIZER, ANTES DE PUBLICAR... Escreva, risque, rabisque, tudo isso faz parte.

 

Outra questão importante: você precisa controlar sua ansiedade e não sair tomando remédios, como eu tomo, só porque você também tem problemas semelhantes ao meu. Se quer realmente se tratar (e isso será ótimo), busque fazer pelomenos 1 consulta com 1 psicólogo e 1 consulta com um neurologista ou psiquiatra, pois às vezes o caso em questão requer apenas medicação, às vezes apenas terapia, às vezes as duas coisas, ou ainda outras abordagens também, como uma terapia holística, sessões de meditação etc. Se você não me joulgou até aqui e já consultou com alguém sobrte seu caso, parabéns!


No caso de quem toma medicação - como eu - penso ser válido dar o seguinte testemunho:

1) Comprimidos não fazem milagre, eles desempenham um papel, e o papel deles deve ser ajudar você, ao longo de um tempo, a se tratar. Para se tratar, você precisa mexer em hábitos, vícios, modos de seguir sua vida etc. Digo tudo isso para realçar a ideia de que, quando você começa um tratamento com medicação, não é de umj dia para o outro que o medicamento efetivamente resolverá seu problema. Primeiramente, porque um problema não se resolve, se administra para se chegar a uma solução. Em segundo lugar, quando nos tratamos, estamos dando um voto de boa-fé de que queremos mudar para melhor e, se assim é, precisamos não apenas tomar um remédio, mas mudarmos muitos de nossos hábitos, pensamentos etc., e isso leva mais tempo que um dia, concorda? Sendo assim, quando você toma um remédio (pelo menos aqueles para tratamento a médio e longo prazo, como no caso de ansiedade - não estou falando de remédios que agem na hora, como aquele para uma dor de cabeça), o médico muitas vezes diz que o remédio pode começar a fazer efeito em 1 semana e, mais verdadeiramente, em 1 mês. E, realmente, as coisas só melhoram dentro de um mês ou mais (e isso se você tentar realmente mudar sua vida por completo ou o máximo possível nesse um mês). Comigo eu percebi, neste último mês, que só após uns 30 dias é que minhas ideias e minha vida começaram a se organizar melhor, com um pouco mais de coerência, um pouco mais de leveza, bem mais bem-estar etc. Então, pessoa ansiosa, eu sei que 30 dias de espera, para nós, os ansiosos, parece um tempo enooooooooorme, mas a vida é assim, é preciso paciência (ou, para memorizarmos melhor, paz + ciência, a ciência da paz, a consciência da paz, o exercício da paz), e junto desta vem a boa-vontade e as ações proativas que muito nos ajudam.

 

2) Não busque se automedicar: autoanime-se, auto se goste, autocuide-se, mas não se automedique sem antes se consultar com um especialista que, no mínimo, estudou entre 8 e 12 anos para ouvir seu problema. E observe que uma consulta, apenas, pode durar de 15 a 60 minutos, quando muito, então você realmente acha que 1 consulta daria conta de tratar por completo seu problema e saber precisamente o que está lhe atingindo? Não, não é mesmo? É preciso - repitamos - um tratamento. E, às vezes, a gente, querendo ajudar alguém em situação semelhante, diz qual remédito está tomando (não que você não deva contar sobre isso para pessoas de sua confiança, como um familiar, um cuidador etc., ok?), qual a posologia, qual a bula, se engorda ou não, mas falar de medicação como se estivesse numa mesa de bar comentando um jogo de futebol não é bacana. Por isso, atenção: se você quiser realmente ajudar um ansioso, indiquem um bom médico, peça para ele pesquisdar bons médicos, expliquem sobre a importância de se fazer terapia, da consulta com um psiquiatra ou neurologista, que realmente poderá encaminhá-lo para o tratamento certo.

 

3) Cuidado com o que julga saber, porque a internet é um campo com muitas informações, mas estas nem sempre se tornam sabedoria. Sabedoria, penso eu, está mais próxima da experiência humana, ou seja, faz parte do mundo físico, que possui suas leis, dentre elas a do tempo: tudo tem seu tempo e seu devido momento, em que ocorrem ações e reações pelas quais aprendemos, ensinamos, compartilhamos, vivemos, em sociedade. Assim, no mundo virtual, certamente você encontrará muitas informações sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, consumismo, compulsão, adicção, pânico, esquizofrenia, mas cuidado para não desencadear um gatilho hipocondríaco (ou vários, de outras ordens ainda) que lhe faça achar que está sofrendo de todos esses problemas ao mesmo tempo.

 

4) Não espere que sua boca seque, que você sinta aquele gosto amargo da secura na boca,, para só então tomar água. Tome muito líquido, se se enjoar com água tome suco. Muita mesmo, durante o dia principalmente, isso faz muita diferença em seu processo terapêutico, assim como a prática de exercícios físicos. Sobre estes, se você não tiver paciência para frequentar uma academia de ginástica, comece pelo menos com caminhadas diárias de 30 minutos, num ritmo calmo, mas, se tem alguma propensão ou confirmação de algum problema cardíaco ou de circulação, converse com um médico ou ao menos um familiar ou amigo que já pratique exercícios, para que ele lhe aconselhe a ir devagar nessa empreitada.

 

5) Por último, mas não menos importante: tenha MUITA fé. Em Deus, em bons amigos, em bons profissionais, em anjos, no Universo, em bons mentores espirituais. E, se possível, imprima tudo isso que eu lhe escrevi e guarde com você, pois é justamente isso que eu farei agora, pois que esses conselhos servem para mim mesmo também, afinal nem sempre a gente lembra de praticar o que vive indicando para que outras pessoas pratiquem, não é mesmo?

Um forte abraço,

Deus nos abençoe hoje e sempre.

São José, SC, 14/07/2023.