"O SENTIDO DA VIDA"

 

Às vezes, ou com uma frequência absurda, fico me perguntando qual é o sentido da vida. Qual é o sentido de focar tão somente em buscar honra, reconhecimento e afetividade alheia? Qual é o sentido em querer sempre ir em busca de provar que está tudo certo, quando, na verdade, a felicidade é só aparente e frívola?

 

Enfim, por qual motivo se prejudicar tanto, correndo contra o tempo, se afobando, metendo os pés pelas mãos, e achar que isso tudo é uma demonstração de força, luta e coragem?

 

Nem sempre lutar é sinônimo de processo rumo a uma conquista, porque, muitas vezes, lutamos contra nós mesmos, contra a nossa própria essência, contra os nossos princípios íntimos e espirituais.

 

Mas, a matéria é complicada. A vida é complicada. A necessidade de autoafirmação nos angustia, nos aprisiona. Liberdade é, de fato, uma palavra que cada um interpreta à sua maneira.

 

O problema maior talvez seja ter uma consciência mais profunda e menos fútil da realidade. De repente, deve ser bom mesmo se enganar, se iludir, e achar que o mundo está em perfeita sintonia com os nossos anseios.

 

A questão é que, no fim das contas, não somos os donos do mundo, tampouco o mundo gira em torno da gente.

 

O ego, a busca pelo sucesso, podem ter o seu aspecto positivo. Contudo, quando essa busca se torna uma obsessão desenfreada, é o momento em que, fatalmente, se vislumbram os nossos comportamentos mais egoísticos.

 

A vida é mais do que isso. É mais do que buscar honra, bajulação e satisfação do ego.

 

A vida é um presente. Tem as suas dificuldades, mazelas, mas, no fim, é o que temos de mais valioso, sendo uma riqueza generosa.

(Renan Fernandes)
Enviado por (Renan Fernandes) em 17/07/2023
Reeditado em 17/07/2023
Código do texto: T7838597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.