O problema da antipatia gratuita

O que fazer quando notamos que uma pessoa tem antipatia por nós sem que tenhamos dado motivo? Talvez não se possa fazer nada, pois não podemos obrigar nenhuma pessoa a gostar de nós, E isso, além de desagradável é inexplicável, já que em princípio não faz sentido uma pessoa ter antipatia por outra sem nenhum motivo concreto. Porém, se a pessoa não é obrigada a gostar de nós ela tem que no mínimo nos respeitar, principalmente se não fizemos nada para que ela antipatizasse conosco. O melhor que podemos fazer é não nos incomodarmos demais com isso, a não ser que a outra pessoa faça questão de nos desrespeitar e o problema pode ser muito pior em se tratando de crianças ou adolescentes, inclusive no ambiente escolar porque isso pode levar a um grave problema conhecido como bullying.

Crianças e adolescentes podem ser muito cruéis quando não gostam de alguém (mesmo sem motivo) e é frequente que demonstrem seus sentimentos através de apelidos, gestos obscenos, perseguição, humilhação e até agressão física. Claro que adultos também podem antipatizar com alguém sem motivo, no entanto quem é adulto se incomoda mais com as regras de etiqueta social ao passo que uma criança, se não gostar de outra, não terá vergonha de mostrar sua antipatia por ela. E a criança alvo da antipatia talvez se sinta perplexa por não entender o que fez para ser tratada de forma tão rude. O que se fazer num caso desses? Caso a criança ou adolescente que se tornou alvo de antipatia gratuita desabafe com um adulto, caberá ao adulto explicar que ela não tem a menor culpa, que não é problema dela, mas sim de quem a trata mal. Se uma pessoa trata você com grosserias sem que você tenha dado razão para isso o problema não está em você mas nela, que é preconceituosa e mal-educada. No caso da antipatia evoluir para perseguição, brincadeiras sem graça e agressão verbal e/ou física, deve-se dar apoio a quem é perseguido para que o perseguidor não se sinta à vontade para seguir com seu comportamento errado.

Quando somos crianças, podemos nos sentir chocados e até tristes visto que, mais do que os adultos, nós queremos nos sentir aceitos e não é nada fácil quando outras crianças nos rejeitam e tratam mal, todavia não serão todas as pessoas que irão simpatizar conosco e acabamos aprendendo isso muitas vezes da pior maneira. À medida que vamos crescendo é que se torna mais fácil entender que nem todo mundo irá gostar da gente. Pode ser que o motivo para tal pessoa ter antipatia por nós esteja apenas na cabeça dela e nunca se deve usar justificativas para isso ainda mais no ambiente escolar pois não há justificativas para discriminação e perseguição. Se alguém assistiu ao clássico de terror Carrie ou a qualquer outro filme ou seriado que mostrasse o bullying, deve saber muito bem que é comum os agressores usarem desculpas ou mesmo algumas pessoas passarem pano dizendo: “mas é assim mesmo, é que em escola se mexe com quem é mais quieto, com quem é diferente.” No livro Carrie, de Stephen King, os adolescentes que infernizavam a vida da pobre moça(que ainda tinha o azar de ser filha de uma fanática religiosa opressora) usavam a desculpa de que mexiam com ela porque ela era gorda, desengonçada, estranha e tinha “cara de sapo”. Tanto no livro quanto no filme, vemos o quanto as colegas de Carrie a tratam de forma horrível logo no começo, quando ela tem a primeira menstruação no banheiro da escola e entra em pânico porque não sabia o que era menstruação e achava que estava morrendo. Tudo isso nos mostra como o ser humano pode ser monstruoso e cruel. Stephen King, que foi professor, com certeza sabia sobre o que estava escrevendo.

Quando somos mais jovens, somos mais impressionáveis e atitudes antipáticas por parte das outras pessoas podem nos levar a perguntar o que fizemos de errado e isso pode afetar nossa autoestima e só quando crescemos é que nos damos conta de que o problema nunca foi nosso mas sim de quem antipatizou com a gente sem razão. Temos de aprender a não nos importar com essas pessoas e a levar em consideração que, se alguém não gosta de nós(ainda mais sem motivo), com certeza há quem goste e se importe conosco.