EU SOU

"Antes de Abraão EU SOU" - Jesus de Nazaré - Note-se a quebra no tempo verbal. Em vez de "eu era" ele diz eu sou...

A palavra é a ponte entre a mente e as coisas, são sinais imagéticos que indicam um direcionamento da mente a determinado objeto. Mas as palavras não são as coisas que elas denominam. Nos confundimos nisso facilmente. Somos pegos pela ilusão que delas emanam. Misturamos imagem e realidade. A palavra "limão" não é o limão. Somente quando entramos em contato com a coisa sabemos o que ela é. Mas e a palavra "Deus"? De que maneira se pode experimentar Deus? E como saber se de fato o estamos experimentando se não temos nenhuma representação de sua realidade? Então eu me pergunto: o que temos diante de nossa consciência quando pensamos em Deus? Se a palavra não é a coisa, ao quê a palavra "Deus" nos conecta? O que está por trás da palavra? Qual a sua realidade? O que entendemos por "Deus"? Deus é ser, Deus é vida. A vida é irrepresentável. Então, leia atentamente e se pergunte: qual seria o objeto desta palavra? Nenhum. Correto? Como não temos representação de Deus ela não poderia advir ao mundo por ligação com alguma coisa. Então para onde a palavra está apontando? E aqui eu não posso deixar de nota que antes da palavra "Deus" - EU SOU...

Mais não pode ser dito...

EU SOU não está se referindo a algum sujeito, uma forma. A consciência que diz "Eu penso", não é EU SOU. É aqui que tropeçamos no solipsismo. Alguém poderia entender, erroneamente, que eu esteja relacionando Deus ao "Eu penso" quando em verdade EU SOU... Compreende?

Poderíamos relacionar o "Eu existo" com EU SOU, como se o fato da minha existência a qual eu relaciono ao meu corpo fosse a essência do EU SOU, porém, existir significa destacar-se, aparecer, aparência. E antes da existência EU SOU já "existia". A vida está fora do tempo...

Dito isso, já percebeu que o mundo não existiria sem "você"? ... ;)

Fiódor
Enviado por Fiódor em 24/07/2023
Reeditado em 24/07/2023
Código do texto: T7844915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.