Relações doentias

“Sem respeito, o amor não pode ir longe”

Bruce Lee

Se você está ao lado de uma pessoa que faz com que você se sinta estúpida e incapaz, tenha certeza de uma coisa: essa pessoa não lhe respeita nem tem consideração por seus sentimentos. Nunca espere dessa pessoa que ela vá reconhecer seus melhores esforços. Tudo que você conseguirá será perder seu tempo e se desgastar emocionalmente. Todas as relações humanas devem se pautar no respeito e, se você sente que a outra parte não lhe respeita e apenas você está se esforçando para manter a relação, pode ter certeza de que está vivendo uma relação doentia. Viver esse tipo de relação só irá fazer com que sua saúde mental e emocional entre em colapso. Muitas pessoas que vivem relações doentias desenvolvem problemas como baixa autoestima, depressão, ansiedade e pânico, entre tantos outros. No final, você estará mendigando afeto de alguém que não lhe respeita e nunca se dará ao trabalho de se aproximar de você para entender os seus sentimentos e anseios.

Você precisa entender que você tem valor e não deve perder seu tempo e sua energia ao lado de quem não lhe valoriza. Falta de respeito costuma vir acompanhada de egoísmo, deboche e falta de empatia. Quantos não são os cônjuges que tratam seus maridos ou esposas como se eles fossem imbecis e ignorantes? Isso sem contar os pais que maltratam os filhos, dando a entender que eles nunca serão alguém na vida e os filhos que frequentemente debocham dos pais. Muitas vezes, o desrespeito se manifesta na forma de zombarias, apelidos ridículos, críticas negativas, indiferença pelos nossos sentimentos e até ameaças e agressões físicas e/ou verbais.

O que faz com que aceitemos tal tipo de tratamento? Os motivos são os mais variados. É comum que a pessoa aceite viver ao lado de quem não a respeita por falta de autoestima ou até mesmo complexo de inferioridade, que faz com que ela pense que não merece ou não é capaz de conseguir alguém que a trate melhor. Em todo caso, é preciso que a pessoa se analise para procurar se entender e resgatar o seu amor-próprio, já que ninguém pode fazer isso por ela. Apenas a própria pessoa pode aprender a se valorizar e a confiar em si mesma.

Todos nós podemos entrar (com frequência sem perceber) em uma relação doentia e é por isso mesmo que não nos cabe julgar alguém que está preso nesse tipo de relacionamento, chamando-o de fraco e passivo. Porém, caso percebamos que alguém de quem gostamos muito está preso em uma relação dessas, devemos tentar alertar, fazendo a pessoa entender que ela é valiosa demais para aceitar ficar ao lado de uma outra que não a trata com carinho e vive dando a entender que ela nunca será boa o suficiente.