PRISIONEIROS DAS CIRCUNSTÃNCIAS

O homem primitivo ainda não possuía a racionalidade sendo equiparado aos outros animais, onde não existe o raciocínio e nem a maldade, prevalecendo apenas o comando dos instintos primitivos, na luta pela sobrevivência. Mas, no adequado momento determinado pela evolução, “Adão acordou do sono” longo e profundo, quando abriu os olhos e adquiriu a racionalidade e tornou-se conhecedor do bem e do mal (Gênesis 3:6,7), e a partir daí, ele se tornou o homem habilidoso, desenvolvendo progressivamente as suas imensas habilidades, impulsionadas pela aquisição de vastos conhecimentos.

Apesar desse extraordinário progresso proporcionado pela sua racionalidade, jamais o homem habilidoso conseguiu alcançar o estágio de homem sábio, conforme se percebe com facilidade, bastando observar a história da Humanidade como um todo, que nos envergonha, desde a conduta de Caim, até a atualidade.

Assim, temos que admitir que a sabedoria não é propriedade do homem habilidoso, pois ela é intrinsecamente incompatível com a racionalidade, bastando aos indivíduos examinar com toda a isenção, a sua própria consciência, pois como está escrito, não há um justo sequer. Não obstante, podemos encontrar vestígios da sabedoria no terreno espiritual, visíveis nos conhecimentos obtidos por concessão graciosa, nas pessoas profundamente espiritualizadas.

Como um exemplo bem definido dessa eventualidade, temos o sapateiro alemão Jacob Boehme (1575-1624), que na sua simplicidade obteve amplos e profundos conhecimentos espirituais, que registrou em numerosas obras literárias, e que se espalharam por muitos países, inclusive o Brasil, onde a Editora Polar publicou alguns dos seus livros.

O efetivo interesse pela espiritualidade, é um privilégio de apenas um terço da Humanidade (Zacarias 13:8,9), implícito no determinismo e predestinação, razão pela qual a racionalidade se mantém apenas na superfície das circunstâncias espirituais, cuja desconexão se pode compreender conforme 1 Coríntios 2:9 a 16, mesmo porque as escolhas são definidas conforme João 15:16.

Para os eventuais interessados, relacionamos a seguir as obras de Jacob Boehme, dentre as quais recomendamos os livros “Os Três Princípios da Essência Divina” e “A Aurora Nascente”.

Livros de Jacob Boehme, em português:

A Aurora Nascente/A Sabedoria Divina/A Revelação do Grande Mistério/Os Três Princípios da Essência Divina/ Quarenta Questões Sobre a Alma/ A Chave/ A Encarnação de Jesus Cristo/ As Confissões/ Diálogo Entre Uma Alma Iluminada e Outra Em Busca da Iluminação/ A vida Suprassensível/ O Caminho Para o Cristo

Aos leitores e leitoras, desejamos a plena libertação das suas respectivas circunstâncias racionais.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 05/08/2023
Código do texto: T7854300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.