Freud explica isso?

O medo em certa medida é saudável e necessário para preservação da vida. Isso vem sendo divulgado nas mais distantes localidades onde existe, por exemplo, uma escola.

Já o medo em excesso, paralisa e pode surgir junto com uma profunda angústia. Nesse caso, é dito, o organismo está doente. Síndrome do pânico e depressão em algum grau. Medicação e terapia ajudam na cura, no retorno do bom funcionamento do corpo, que como diz o pensamento aquinate, é necessário para ter uma vida mais feliz.

O medo irracional da esquina, um medo exagerado do inesperado (esquina é símbolo do inesperado?), pode ser sinal de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico. Já vivi isso! É muito triste! Passou, fiquei bom!

Penso que o medo do inesperado, seja ele diminuído ou aumentando, existe porque não somos absolutos (ignorância natural), por descuido, falta culposa pessoal, coletiva ou de outrem.

Se a metáfora, analogia ou símbolo nos paralisa, é sinal de que seu conteúdo já vinha a tempos minando nosso medo saudável e o bom funcionamento do nosso corpo. É isso mesmo?

Freud explica isso?

Fausto C Borges
Enviado por Fausto C Borges em 13/08/2023
Reeditado em 13/08/2023
Código do texto: T7860420
Classificação de conteúdo: seguro