Por que nos enganamos tanto

Por que nos enganamos tanto com esses videntes, autores de livros de autoajuda, pastores que pregam a teologia da prosperidade, coachings que vêm ensinar como enriquecer e pessoas que vendem métodos milagrosos para emagrecer? A vida sempre nos ensina que nada se consegue milagrosamente, como num passe de mágica mas, mesmo assim, são muitos os que vão atrás de livros como O segredo, de chás que prometem secar a barriga, pastores que dizem que receberemos o dobro se não deixarmos de dar o dízimo e videntes que falam que nos trarão de volta a pessoa amada em poucos dias. Também vale mencionar esses bruxos satanistas ou luciferianos que iludem a vários com pactos dizendo que se nos tornamos filhos de Lúcifer ou Satã nós iremos enriquecer e teremos realizados todos os nossos desejos. Tudo isso só nos faz perguntar: por que sempre caímos nessas promessas mirabolantes? Por que o velho truque de só dizer o que o outro quer ouvir nunca deixa de dar certo?

A resposta com certeza não é fácil e requer que se façam várias análises. Será que não somos nós que gostamos de ser enganados, que preferimos ouvir quem só nos diz o que desejamos escutar porque isso infla o nosso ego? Talvez seja isso. No fundo, muitas vezes, não queremos encarar a verdade, que é como um espelho, mostrando-nos o que não temos vontade de ver. E vemos isso no nosso cotidiano. Quando uma pessoa vem nos perguntar se está muito gorda, no fundo, ela espera ouvir que digamos que ela não está tão gorda assim. Do mesmo jeito, se alguém nos pergunta o que achamos de uma roupa que está usando ou de um corte de cabelo que adotou, essa pessoa quer que digamos que a roupa ou o cabelo está uma maravilha. Como resultado, ficamos na corda bamba porque não dá para dizer que o cabelo está horrível ou que a roupa não caiu bem até porque há o risco de se soar insensível e rude.

Ouvir a verdade pode ser doloroso, porém é necessário. Pensemos no caso de quem quer emagrecer. O que a vida mostra? Que a pessoa tem que fechar a boca e fazer exercícios. No entanto, muitos vão atrás de chás, remédios que dizem que nos farão perder vinte quilos em um mês ou quaisquer outros métodos milagrosos que podem inclusive colocar a saúde em risco. A realidade também mostra muito bem que essa história de que basta pensar como um milionário ou aprender a reprogramar a mente para atrair dinheiro ou a pessoa certa não passa de uma mentira. Dinheiro, emprego ou a pessoa certa não aparecerá num passe de mágica na porta de nossa casa, porém as pessoas parecem que só querem acreditar em métodos que prometem que resolverão magicamente os problemas. É uma pena ver como tanta gente se engana.

Perguntemo-nos de novo por que nos enganamos tanto. Será que é porque preferimos nos iludir a ver a verdade? Pode ser que seja por isso que muitos recorrem a gurus do emagrecimento, chegam a passar fome para dar o dízimo a esses pastores vigaristas, vão atrás de coachings que dizem que enriquecerão se souberem investir o seu dinheiro da maneira correta e pagam a videntes que só dirão o que eles querem ouvir. Isso com certeza prova que o truque de só dizer o que o outro quer ouvir sempre dará certo enquanto houver gente trouxa que só quer acreditar no que lhe agrada.