Perguntas ou Respostas, o que te faz diferente?

É engraçado como a humanidade se preocupa em criar mecanismos que busquem as melhores soluções, meios de pesquisas como Google, ChatGPT, são ideias brilhantes que nos dão as respostas a quase tudo. Hoje em dia é muito simples sanar uma dúvida, ou ao menos ter um caminho a seguir em determinada questão, isso é incrível não é mesmo?

Os mais velhos vão se lembrar, que antes da Rede Mundial de Computadores, o caminho para as respostas era mais trabalhoso, era mais moroso e até mesmo mais complexo, você tinha que recorrer a sabedoria popular ou a livros, a bibliotecas. Na série Dark tem um trecho interessante em que a personagem Claudia Tiedemann sai do passado e vai ao futuro fazer uma pesquisa, e em vez de livros encontra terminais.

Pois bem, saber as respostas é algo interessante, muitas vezes é algo que nos conecta ao próximo, mas nesse texto não quero discutir essa esfera da sabedoria, quero discutir outra parte, o que me interessa agora não é saber porque sempre buscamos as melhores respostas e sim por que não focamos nas melhores perguntas?

Enquanto a matemática é considerada a mãe de todas as ciências, a filosofia é considerada a mãe de todo o saber, e isso porque desenvolveu -se com os filósofos formulando as perguntas mais eficientes, mais precisas, muitas destas eram coisas óbvios que a maioria deixava passar despercebido, como, por que o sol brilha? E as respostas destas perguntas foram dando origem às diversas áreas do saber, mas tudo se iniciou com a pergunta correta.

Um dos pontos que me fez pensar sobre isso, é que existe uma ideia consensual de que a humanidade vem tornando-se menos inteligente, as novas gerações estão em queda intelectual, então eis que me surge a seguinte indagação: A busca pelas respostas e a negligência pelas melhores perguntas não seria o responsável direto desse fato? O mundo esta alvoraçado pelas respostas, como faço isso, como faço aquilo, mas quem ousa se interessar pelas perguntas certas? Eu não quero a solução pronta de algo, eu quero que meu cérebro busque pelas perguntas que o mundo precisa, devem existir várias, essa é a minha militância, meu desejo do saber não é por ter um conjunto de respostas prontas, minha ambição mais sincera é buscar pelas perguntas certas, belas, ótimas e inteligentes. Que assim seja !!!!

O_Interditado
Enviado por O_Interditado em 30/08/2023
Código do texto: T7873745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.