PROTAGONISMO

Protagonismo? O que é? O que faz? O que realmente é esse protagonismo? Bom, protagonismo é um conceito fundamental na narrativa de histórias, no teatro, no cinema e até mesmo na vida real. Refere-se ao papel central desempenhado por um personagem, grupo ou indivíduo em uma série de eventos ou em uma situação específica. O protagonista é aquele que conduz a trama, toma decisões cruciais e está no centro das atenções. No contexto da narrativa, o protagonismo é muitas vezes associado ao desenvolvimento do personagem ao longo da história. O protagonista geralmente enfrenta desafios, obstáculos e dilemas que o obrigam a crescer, aprender e evoluir. Essa jornada de transformação é o que cativa os espectadores e leitores, pois podem se identificar com as lutas e aspirações do protagonista.

Fora do mundo das histórias fictícias, o protagonismo também desempenha um papel vital na vida cotidiana. Ter protagonismo significa assumir responsabilidade por suas ações, decisões e destino. É a capacidade de agir proativamente, definir metas, tomar a iniciativa e influenciar positivamente o ambiente ao seu redor. O protagonismo é essencial para o crescimento pessoal e o sucesso profissional. Indivíduos que se destacam em suas carreiras muitas vezes são aqueles que assumem a liderança, tomam decisões assertivas e estão dispostos a enfrentar desafios. Eles não esperam passivamente que as coisas aconteçam; em vez disso, fazem acontecer.

O protagonismo é a chama interior que nos impulsiona a tomar as rédeas de nossa própria história. É a arte de ser o autor de nossa vida, em vez de apenas um espectador passivo. Às vezes, pode parecer que estamos à deriva, esperando que as circunstâncias nos conduzam, mas o verdadeiro protagonismo nos lembra que somos os artistas principais de nosso próprio enredo. Quando abraçamos o protagonismo, reconhecemos que temos o poder de influenciar nosso destino, de criar impacto no mundo ao nosso redor. Não importa quão pequenas ou grandes sejam as escolhas que fazemos, cada uma delas molda o curso de nossas vidas e das vidas daqueles ao nosso redor. O protagonismo não exige um palco iluminado, pois pode se manifestar em atos simples do dia a dia. É encontrar a coragem de seguir nossos sonhos, a determinação de superar desafios e a compaixão para ajudar outros a trilhar seu próprio caminho.

Além disso, o protagonismo desempenha um papel importante na sociedade. Pessoas que se envolvem ativamente em questões sociais, políticas e comunitárias têm a capacidade de criar mudanças significativas. Elas se tornam agentes de transformação em suas comunidades e contribuem para a construção de um mundo melhor. Em resumo, o protagonismo é uma qualidade valiosa que permeia tanto a ficção quanto a realidade. É a força motriz por trás do crescimento pessoal, do sucesso profissional e da mudança social. Aqueles que abraçam o protagonismo têm o poder de moldar suas próprias histórias e influenciar o mundo ao seu redor. Portanto, seja o protagonista de sua história, e nunca subestime o impacto que suas escolhas e ações podem ter. Não importa o quão curta seja a história, o que importa é como você a vive e como ela inspira outros a também abraçarem seu próprio protagonismo.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 01/09/2023
Código do texto: T7875658
Classificação de conteúdo: seguro