Corações rochosos

É engraçado pensar que muitas pessoas acabam usando argumentos de universalidade para justificar alguma tese, implicando justamente que "toda ação tem a razão especifica em todas as ocasiões, independente do contexto", sendo que justamente o ponto para que uma ação seja feita interfere o contexto em todos os campos; filosóficos, fisiológicos, demais áreas que importam para esse caso.

Muitos protestantes afirmariam que, o ato de se prostrar pra uma imagem de um santo seria o equivalente a adoração justamente pelo ato concebido. No entanto, apesar da verossimilhança, não é o mesmo significado. O signo, isto é, a imagem do ato neste caso não implicaria, pois seu significante e significado seriam diferentes.

Isto vale para o campo político igualmente. Não necessariamente ter respeito e admiração em algumas atitudes de um determino partido político, ideologia ou o político ali em questão, não faria do admirador o culpado por admirar algumas coisas distintas.

Ou seja, veneração não é adoração. Contextos diferentes, com atos que podem ser semelhantes, mas não são iguais. Relembrando que a imagem em si não recebe veneração, ela é apenas um auxílio sensível para nossa alma se aproximar mais do sagrado.