Movimentos de massa e a bestialização

O que leva uma pessoa de boa índole se transformar em uma besta? O processo de bestialização está intimamente ligado à adesão plena do indivíduo aos movimentos de massa. Movimentos de massa tendem à fragmentação do "eu", colocando a pessoa em uma completa subserviência ao movimento. Dá uma sensação de anonimato e invisibilidade em meio à multidão e assim todas as suas ações morais se diluem na vontade do grupo e tanto a autocrítica quanto a simples autorreflexão se tornam inviáveis porque pensar por si só leva o indivíduo a questionar as proposições do grupo ao qual está inserido. O processo de lobotomização moderno é uma estupidificação voluntária.

Por isso se tornam bestas. Somente as bestas miniaturizadas seriam capazes de adorar uma grande besta, pois os indivíduos massificados, enxergarão no líder supremo e carismático, uma projeção das suas próprias bestialidades. Por isso em Apocalipse diz que o mundo inteiro adorará a besta e o dragão, que o mundo inteiro trocará presentes e comemorará a morte das duas testemunhas. Isso só é possível em uma sociedade extremamente massificada, homogeneizada e bestializada.

Clayton Paulo
Enviado por Clayton Paulo em 11/09/2023
Código do texto: T7883165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.