Atos e consequências

É preciso que tenhamos o hábito de refletir sobre os nossos atos porque, afinal, os atos que cometemos podem ter consequências desagradáveis, atingir outras pessoas e, muitas vezes, quando tentamos corrigir os erros cometidos podemos acabar piorando tudo. Se nós refletíssemos mais, com certeza também correríamos um risco menor de cair na conversa de vigaristas e de entrar em relacionamentos -seja de que tipo for – capazes de causar efeitos desastrosos. Porém, quase sempre, agimos movidos por paixões e impulsos e esquecemos de exercer o hábito da reflexão.

É comum que pratiquemos um ato pensando apenas em resultados imediatos e sem considerar as consequências a longo prazo, entretanto deveríamos fazê-lo. Precisamos entender que tudo tem efeitos positivos e negativos e precisamos nos perguntar se é válido ter certas atitudes sem considerar seus possíveis efeitos negativos. Digamos que você, movido pelo desejo de ter algo, gaste uma soma enorme de dinheiro. Será que o prazer de ter aquele objeto vale mesmo a pena? Temos que nos fazer tal pergunta porque nem sempre nossas condições econômicas permitem que gastemos livremente. Além disso, pode ser que surjam despesas extras e que acabemos por sentir a falta do dinheiro que gastamos sem pensar no depois. Quantas pessoas não acabam com o nome sujo, cheias de dívidas enormes devido ao fato de terem gastado além de suas posses? Também é comum que, quando estamos com raiva de uma pessoa, acabemos por falar demais, fazendo coisas como jogar na cara dela todos os seus erros ou dizendo coisas cruéis quando comentamos algum defeito que ela tem. Isso já tem causado lágrimas a muitos.

Um bom exemplo de como nossos atos podem atingir outras pessoas é quando, movidos por sentimentos de ódio e rancor, fazemos coisas como machucar ou matar alguém que nos fez algum mal. Esse tipo de ato pode destruir famílias e mostra muito bem como agir sem pensar pode ter efeitos irremediáveis, pois não dá para desfazer o que está feito. Além de atingir várias pessoas, quem matou ou machucou a outra por causa do desejo de retaliação pode responder na justiça por seus atos e mesmo acabar com remorsos para o resto da vida. Outro exemplo de como agir de forma irresponsável afeta a terceiros é o erro comum de dirigir depois de beber. Quantas vidas não foram destruídas por conta disso? A pessoa que dirigiu embriagada não só enfrentará problemas na justiça como também ficará marcada para o resto da vida por causa do erro cometido, porque não dá para voltar atrás e fazer as coisas de um jeito diferente. Uma história que ilustra bem como um ato impensado pode afetar várias vidas é a história de um homem que se vingou do estuprador da filha. Devido ao fato de que a família do rapaz tinha dinheiro e fez a moça(que chegou a tentar suicídio) passar por mentirosa e “desonesta”, o pai da vítima, cheio de ódio e sentimentos de vingança, foi atrás do estuprador e, com uma faca, castrou-o, inutilizando-o para sempre. Um ato desses não apenas acertou o rapaz vítima do ato de vingança como também afetou várias pessoas não é mesmo?

Se pensássemos mais antes de agir não cairíamos tanto na conversa de charlatões que vendem produtos mágicos para emagrecer, de coachings que promovem cursos ensinando a enriquecer ;não perderíamos dinheiro comprando livros de autoajuda que vêm cheios de formulas prontas ensinando a atrair a pessoa certa, prosperidade e felicidade. Vejamos os casos de pessoas que perdem seus bens nas fogueiras santas da Igreja Universal do reino de Deus e de gente que fica até sem comer para poder dar os dízimos a muitas dessas igrejas evangélicas. Se usássemos mais nossa capacidade de reflexão, não seríamos enganados tão facilmente. Pensemos bem. O que a vida ensina? Que tudo que queremos tem que ser conquistado com esforço árduo. Todavia, as pessoas preferem dar ouvidos a belas mentiras que prometem que elas conseguirão facilmente o que desejam.

Conclui-se que ainda precisamos evoluir muito como seres humanos. Precisamos refletir para não cometer atos que podem ter consequências irreversíveis, atingindo não apenas as nossas vidas mas também as de tantas outras pessoas. Refletir é uma capacidade inata do ser humano que ele precisa aprender a usar para conseguir viver de forma mais satisfatória a sua vida.