Adultério, divórcio e recasamento (segundo a Bíblia)

Textos da Bíblia sobre adultério, divórcio e recasamento:

Êxodo 20:10: "Não adulterarás”.

Mateus 5:27-29: Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.

1 Coríntios 6:9-10: Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.”

Marcos 10:11-12: Ele respondeu: Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".

Lucas 16:18: Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério.

Romanos 07; 02-03: Por exemplo, pela Lei a mulher casada está ligada ao marido enquanto ele vive; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem, enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não estará adulterando.

Mateus 5:32: Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás’. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E, se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno. Foi dito: 'Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio'. Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual (no grego significa porneia, que significa relacionamento ilícito - ilegal, ou seja, sem valor diante de Deus, um relacionamento sem validade é um com alguém de família direta ou com uma pessoa que já havia sido casada, por exemplo), faz que ela se torne adúltera (moichea, no grego, significa adultério mesmo), e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério (moichea).

Mateus 19:4-9: Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher' e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" Jesus respondeu: "Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual (no grego significa porneia, que significa relacionamento ilícito - ilegal, ou seja, sem valor diante de Deus, um relacionamento sem validade é um com alguém de família direta ou com uma pessoa que já havia sido casada, por exemplo), e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério (moichea, no grego, significa adultério mesmo)".

Todo aquele que cometeu porneia pode se separar e casar, ou seja, aquele que teve relacionamento ilícito, sem validade pode ser casar porque o antigo relacionamento não era lícito diante do Senhor.

Vídeo que traz a partir do minuto 43 sobre a palavra grega para adultério, porneia e moichea:

https://www.youtube.com/watch?v=i1GXnF-ymPM

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO - Marcos Moraes - Podcast Fundamentos #021

Apesar de atualmente encontrarmos várias posições sobre o tema, percebo em todos os textos bíblicos o mesmo parecer sobre o assunto em questão. Dessa forma, para todo seguidor de Jesus, é uma questão que deve ser obedecida, independente das consequências.

Bíblia Sagrada e Marcos Moraes (Youtube)
Enviado por Isabel Lima F em 18/09/2023
Código do texto: T7888758
Classificação de conteúdo: seguro