O medo de sentir

O impacto do medo de sentir nas relações interpessoais

Introdução:

O que é esse frio na barriga,

essa sensação antiga,

Que me faz tremer e suar?

Será que é medo?

é tristeza?

ou alegria?

de algo novo experimentar?

O que é essa dor no peito,

que me lacera ainda no leito,

Que me faz chorar e sofrer?

Será que é tristeza ou saudade,

Medo de construir a felicidade,

daquela que não quero perder?

O que é esse calor no rosto?

não é vocação para o desgosto!

Me faz corar, me faz sorrir,

vergonha ou paixão, que ainda não vivi?

Um destino ao qual não quero resistir...

O que é esse vazio na alma?

Para quem a silêncio bate palmas?

Me faz calar e fugir...

angústia e/ou solidão

Daquela que eu não sei como atingir?

O que é esse medo de sentir?

Que me faz parar e pensar?

essa ausência de coragem,

Para fazer essa viagem

e outra vez me iluminar,

não perceber o tempo passar,

Se vencer o medo

e desabrochar?

Barthes.

O medo de sentir, constitui uma emoção complexa, que pode afetar profundamente a forma como nos relacionamos com outras pessoas. Quando esse medo se torna predominante, pode levar a um distanciamento emocional e, em alguns casos, a uma tendência da pessoa se afastar daqueles que se aproximam.

Este texto investigará o papel desse medo, na dinâmica das relações humanas, explorando como ele pode influenciar o afastamento de pessoas próximas.

Desenvolvimento 1 - Medo de vulnerabilidade e rejeição:

Uma das principais razões pelas quais o medo de sentir pode levar ao afastamento das pessoas é o receio de se expor emocionalmente e, consequentemente, ser vulnerável à rejeição.

Indivíduos com esse medo podem adotar uma postura defensiva, evitando o envolvimento emocional profundo para proteger-se contra possíveis feridas. Essa postura defensiva pode criar barreiras que dificultam o desenvolvimento de relacionamentos significativos e duradouros.

Desenvolvimento 2 - Autopreservação emocional:

Outro aspecto que alimenta o afastamento causado pelo medo de sentir é a busca pela autopreservação emocional. Alguns indivíduos temem o impacto das emoções intensas e, por isso, optam por se distanciar das situações e pessoas que possam despertar esses sentimentos.

Essa atitude pode ser uma estratégia temporária, mas acaba gerando um padrão de isolamento e dificulta o estabelecimento de conexões genuínas com os outros.

Desenvolvimento 3 - O ciclo do medo de sentir:

O medo de sentir pode criar um ciclo vicioso que perpetua o afastamento nas relações interpessoais. Quando alguém teme sentir e se afasta, pode afetar negativamente aqueles ao seu redor, transmitindo uma sensação de rejeição ou indiferença.

Esse comportamento, por sua vez, pode levar os outros a se afastarem também, reforçando o medo inicial e aumentando a solidão e o isolamento emocional.

Conclusão:

O medo de sentir é uma emoção compreensível, mas quando não é adequadamente gerenciado, pode resultar no afastamento de pessoas importantes em nossas vidas.

É importante reconhecer a importância de permitir-se ser vulnerável e desenvolver, relacionamentos baseados em confiança e empatia.

O autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades emocionais, podem ajudar a superar o medo de sentir e construir conexões mais saudáveis e significativas.

Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 26/09/2023
Código do texto: T7894728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.