DEFINIÇÕES

Sem nenhuma exceção, na mente dos seres humanos estão alojadas muitas indefinições, seja no âmbito da razão, ou na esfera do espírito, os dois canais que abastecem os mananciais do conhecimento da humanidade.

Os conhecimentos racionais são obtidos inicialmente no próprio núcleo familiar, e depois pelos estudos, pelo convívio social e pelas próprias experiências pessoais de cada indivíduo. Por sua vez, os conhecimentos espirituais surgem do interesse em obtê-los através dos estudos das exortações dos apóstolos e profetas, mediante a concretização dos insights espirituais, que são indispensáveis para a sua efetiva compreensão.

Como se sabe, os ensinamentos bíblicos são camuflados sob parábolas, cuja finalidade é a ocultação do sentido verdadeiro, então inacessível a quem deve ser, como por exemplo, e entre outros, aos escribas e aos fariseus, ferozes perseguidores dos cristãos verdadeiros.

Mateus 13:9 a 17 – Quem tem ouvidos ouça. E, aproximando-se dele, os discípulos lhe perguntaram: Por que falas às multidões por meio de parábolas? Jesus lhes respondeu: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. Pois ao que tem, lhe será dado, e terá em grande quantidade; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso falo com eles por meio de parábolas, porque vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem nem entendem. Ouvindo, ouvireis, e nunca entendereis; e vendo, vereis, e jamais percebereis. Porque o coração deste povo se tornou insensível, e com os ouvidos ouviram de má vontade, e fecharam os olhos para que não vejam, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mas bem aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram; e ouvir o que ouvis, e não ouviram.

Apenas como exemplos, para aquecimento dos neurônios, vejamos alguns exemplos, começando pelo apóstolo Judas, o traidor de Cristo, quanto ao seu "suicídio".

Mateus 27:5 – E depois de atirar as moedas de prata para dentro do santuário, retirou-se e foi enforcar-se.

Atos 1:18 – Ele adquiriu um campo com o pagamento do seu pecado, e precipitando-se de cabeça, arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

E então? Como definir essa contradição? Na verdade, Judas é realmente o próprio Satanás, o enorme Príncipe Angélico insubordinado, que foi esmagado pelo Pai, juntamente com os anjos rebeldes, cujas entranhas deram origem ao contaminado Terceiro Princípio inteiro, onde se encontra também o nosso Planeta, com todo o seu conteúdo sendo reciclado, para a separação do joio e do trigo, assim como em todas as galáxias.

No contexto das histórias e genealogias bíblicas, Moisés, o símbolo da Lei, conduz o povo na travessia do deserto, mas ele é impedido de entrar na Terra Prometida, o que foi concedido a Josué, (Cristo, o símbolo da Graça), que concluiu a jornada daquele povo. O resumo dessa simbologia, é que a Lei não entra na Terra Prometida (O Reino de Cristo), onde somente a Graça (Misericórdia do Pai, Amor e Graça do Filho e Unção do Espírito Santo) proporciona a entrada, mediante a Graça do Novo Nascimento.

Deuteronômio 34:4 – E Javé falou a Moisés: “Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse: Eu a darei à sua descendência. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela”.

A “Terra Prometida”, na verdade é o Reino de Deus, ou o Segundo Princípio, na linguagem de Jacob Boehme (1575-1624), onde só entram, pela Graça, os nascidos de novo.

João 3:3,5 – Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.

As Leis, simbolizadas em Moisés, consistem na Primeira Aliança, que é como a “peneira grossa” para reter os “cristais” e descartar os “cascalhos”. Mas é a Segunda Aliança, simbolizada em Cristo (ou Josué), que é a “peneira fina”, que retém os “cristais mais nobres” e descarta todo o restante. Estes “cristais nobres” são os “agraciados” pelo “Novo Nascimento”.

As “entranhas” contaminadas do traidor (Judas), na verdade o Príncipe Lúcifer com suas Legiões, foram derramadas formando o Terceiro Princípio inteiro, do qual 33,3% (uma terça parte), os cristais nobres, serão recuperados pela purificação proporcionada pelo sacrifício de Cristo, e reintegrados na Luz, e 66,6% (duas terças partes) serão dissolvidas nas Trevas turbulentas e insondáveis, na respectiva segunda morte. (Zacarias 13:8,9)

Zacarias 13:8,9 – E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão, mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.

1 João 2:27 - E quanto a vós, a unção que dele recebestes mantém-se em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. Mas, a unção que dele vem é verdadeira, não é mentira, e vos ensina a respeito de todas as coisas; permanecei nele assim como ela vos ensinou.

1Coríntios 2:12 a 16 – Não temos recebido o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito que vem de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Também falamos dessas coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, comparando coisas espirituais com espirituais. O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém. Pois quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Desejamos que o novo nascimento seja uma Graça para os leitores.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 27/09/2023
Código do texto: T7895446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.