Conselho tutelar

Conselho tutelar Jaraguá/Taipas.

Entre amores, liberdades e disciplinas,

O Conselho Tutelar nos ensina,

A proteger os pequenos, com afinco e dedicação,

Garantindo seus direitos e sua educação.

No abraço caloroso, no olhar afetuoso,

O amor é um direito, essencial e virtuoso,

Crianças e jovens merecem ser amados,

Em lares seguros, acolhidos e cuidados.

A liberdade, nobre e preciosa,

É concedida a cada criança, de forma amorosa,

O Conselho Tutelar, guardião vigilante,

Protege-as de abusos e exploração constante.

Na disciplina, ao afeto legitima,

O Conselho Tutelar caminha com estima,

Ensinando responsabilidade, com resignação,

Para formar nas crianças, com amor, a motivação.

Com amor, liberdade e disciplina,

O Conselho Tutelar segue a sina,

De proteger a infância e juventude,

De garantir o futuro, com atitude.

Em cada ação, em cada medida tomada,

O Conselho Tutelar faz sua jornada,

Protegendo vidas, construindo um caminho,

Para um futuro brilhante e digno, escrito com carinho.

Em defesa dos direitos legítimos,

O Conselho Tutelar, precisa ser presente e ativo,

Uma voz que ecoa, que não se cala,

Pela infância e juventude, trabalhando sem falha.

Com amor, liberdade e disciplina,

O Conselho Tutelar ensina,

Que os direitos da criança são fundamentais,

E devem ser respeitados, sem tiranias ou seus vendavais.

No legado do Conselho Tutelar,

Esperança e proteção a nos guiar,

Uma sociedade acolhedora que transforma,

Garantindo um futuro, que só à paz, se conforma.

Assim, aplaudimos o trabalho sem parar,

Do Conselho Tutelar, que está a lutar,

Por um mundo melhor, mais justo e sincero,

Onde o amor, a liberdade e a disciplina são o legítimo elo.

Barthes

Dissertação: O conselho tutelar como defensor dos direitos legitimados pelo amor, liberdade e disciplina na infância e juventude.

Introdução:

O Conselho Tutelar, é uma instituição fundamental, para garantir e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes. Sua atuação tem como base princípios essenciais, tais como o amor, a liberdade e a disciplina, que são fundamentais, para o desenvolvimento saudável dessa população. Vou, em linhas gerais, explicar como o Conselho Tutelar utiliza tais princípios, para promover um ambiente propício ao crescimento e bem-estar, das crianças e da juventude.

Desenvolvimento:

1. Amor como direito legitimado:

O amor é um elemento indispensável, na criação e na formação das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar reconhece a importância desse sentimento, e busca assegurar que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ambiente familiar e afetivo, livre de abusos e negligências. O amor legitima o direito de ser amado, respeitado e cuidado, permitindo que as crianças se desenvolvam emocionalmente e construam, relacionamentos saudáveis ao longo da vida.

2. Liberdade da infância e juventude:

A liberdade é um direito inalienável de todas as pessoas, inclusive das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar atua para garantir que esses indivíduos, possam exercer sua liberdade de forma responsável, dentro dos limites estabelecidos pela lei. Isso implica em protegê-los de abusos, exploração e violência, e promover um ambiente seguro e propício, ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Ao reconhecer e garantir a liberdade da infância e juventude, o Conselho Tutelar contribui para a formação, de indivíduos conscientes de seus direitos e deveres.

3. Disciplina que ao afeto legitima:

A disciplina é necessária, no processo de educação e formação das crianças e dos adolescentes. No entanto, ela deve ser exercida de forma afetiva, respeitando a dignidade e os direitos da criança. O Conselho Tutelar, busca assegurar, que a disciplina aplicada seja orientada, para o bem-estar da criança e para o seu desenvolvimento saudável. Ao legitimar a disciplina exercida com afeto, o Conselho Tutelar promove relações saudáveis e respeitosas entre crianças, adolescentes e seus responsáveis, incentivando a construção de laços familiares e sociais, fortalecidos pelo amor e pelo respeito mútuo.

Conclusão:

O Conselho Tutelar, desempenha um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, procurando garantir que esses indivíduos, tenham acesso a um ambiente seguro, amoroso e disciplinado. Ao legitimar o direito ao amor, a liberdade da infância e juventude e a disciplina exercida com afeto, o Conselho Tutelar contribui para a formação de crianças e jovens conscientes, de seus direitos e deveres, preparando-os para uma vida adulta saudável e plena. Portanto, é indispensável reconhecer a importância dessa instituição e apoiar suas ações, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 01/10/2023
Código do texto: T7898906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.