Excertos

Pois se é verdade que nem sempre você consegue controlar o que sente por outra pessoa, pode perfeitamente escolher o seu comportamento com relação a ela. Se uma pessoa age mal, se é agressiva, desonesta, você pode escolher agir com respeito, paciência, honestidade, mesmo que ela haja de maneira inversa. Não podemos sentir ternura sincera por alguém que nos agride ou que fere um afeto nosso, mas podemos ter atitudes de tolerância, perdão, compaixão. Como todos ainda somos imperfeitos e sujeitos a cometer equívocos, podemos ter, uns para com os outros, atitudes de benevolência. Destarte, sempre que se deparar com situações que lhe exijam fazer escolhas, você poderá escolher ter uma atitude amorosa, sem que para isso precise sentir amor pelo próximo.

Ter atitudes de paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, é escolha de quem deseja cultivar a paz. Além disso, agir com serenidade diante de situações adversas, é uma escolha sábia, faz bem para a saúde física e mental e não tem contraindicação.

Vale a pena refletir sobre tudo isso e procurar agir como quem sabe o que está fazendo, e não como quem aceita toda provocação e reage conforme as circunstâncias, infelicitando-se ainda mais. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança. A violência, ao contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo.

Shri Shankara
Enviado por Shri Shankara em 05/10/2023
Código do texto: T7901854
Classificação de conteúdo: seguro