Artigo acadêmico sobre pensamento positivo

Título: A Conexão Mente-Corpo: Pensamento Positivo e seu Impacto na Saúde

Daniel Barthes.

Resumo:

Este artigo acadêmico explora a relação complexa entre mente e corpo, com foco no conceito de que "o corpo escuta o que a mente diz". Ele investiga o poder do pensamento positivo e seus potenciais efeitos na saúde e bem-estar geral. Com base em pesquisas em psicologia e neurociência, o artigo fornece uma visão geral da conexão mente-corpo, destaca a importância do pensamento positivo e discute suas implicações para indivíduos que buscam otimizar sua saúde física e mental.

1. Introdução:

Segundo Ricard,(2009) o prazer é uma sensação momentânea e condicionada, que depende de fatores externos e que pode se transformar em sofrimento se for buscado de forma excessiva ou inadequada. O prazer é efêmero e não garante a satisfação duradoura do ser humano. Já a felicidade é um estado de espírito profundo e estável, que não depende das circunstâncias externas e que pode ser cultivado por meio da meditação e do treinamento da mente. A felicidade é uma qualidade interior que nos permite enfrentar as adversidades da vida com serenidade e compaixão.

Desde o laboratório de Leipzig, desde Wundt, a conexão mente-corpo tem intrigado estudiosos e pesquisadores, mais contemporaneamente, vem integrando disciplinas como psicologia, neurociência e filosofia. A ideia de que "o corpo escuta o que a mente diz" encapsula a crença de que nossos pensamentos e emoções influenciam significativamente nosso bem-estar físico. Este artigo tem como objetivo explorar o conceito de pensamento positivo, seus diversos mecanismos e os benefícios potenciais que ele pode trazer para a vida das pessoas.

2. A Conexão Mente-Corpo:

Estudos mostram que partes da área do cérebro que controlam o movimento estão conectadas a redes envolvidas no pensamento e planejamento e no controle de funções corporais involuntárias, como pressão arterial e batimentos cardíacos. As descobertas representam uma ligação literal entre corpo e mente na própria estrutura do cérebro.

Pesquisas revelaram que mente e corpo estão intrinsecamente interligados, com cada um afetando o outro de maneiras profundas. O cérebro atua como o centro de comando, recebendo e interpretando sinais da mente e influenciando as respostas fisiológicas. O sistema límbico e o hipotálamo, em particular, desempenham papéis vitais na mediação da conexão mente-corpo.

3. Pensamento Positivo e Saúde Mental:

Pensamento positivo refere-se à prática de cultivar pensamentos e atitudes otimistas, focar em resultados favoráveis e manter uma mentalidade esperançosa. Vários estudos demonstraram a influência do pensamento positivo na saúde mental. Indivíduos que adotam o pensamento positivo tendem a experimentar níveis mais baixos de estresse, redução dos sintomas de ansiedade e depressão, e um bem-estar emocional aprimorado. Reestruturação cognitiva(Aaron Beck, 1976) Diz Ricard, que a felicidade é um direito e um dever de todos os seres humanos, e que ela é a chave para uma vida plena e significativa. Ele também argumenta que a felicidade não é apenas um benefício individual, mas também um fator de transformação social, pois uma pessoa feliz irradia sua paz e sua benevolência para os outros, contribuindo para um mundo mais harmonioso e solidário. Ricard, Mattieu(2009)

4. Pensamento Positivo e Saúde Física:

Pesquisas recentes sugerem que o pensamento positivo também pode ter um impacto significativo na saúde física. Estudos mostram que indivíduos que adotam atitudes positivas podem experimentar uma função imunológica aprimorada, menor risco de doenças cardiovasculares e maior tolerância à dor. Além disso, o pensamento positivo tem sido associado a escolhas de estilo de vida mais saudáveis, como a prática regular de exercícios e uma alimentação equilibrada.

5. Mecanismos por Trás do Pensamento Positivo:

Vários mecanismos psicológicos e neurobiológicos contribuem para os efeitos benéficos do pensamento positivo. Psicologicamente, o pensamento positivo cultiva a resiliência, aprimora as estratégias de enfrentamento e promove um foco em soluções em vez de problemas. Neuro biologicamente, o pensamento positivo estimula a liberação de neurotransmissores, como endorfinas e dopamina, que promovem sentimentos de prazer, recompensa e bem-estar geral.

“Mattieu Ricard, em seu livro, sob a ótica da filosofia oriental”A arte da meditação”(2019) defende que a felicidade é um direito e um dever de todos os seres humanos, e que ela é a chave para uma vida plena e significativa. Ele também argumenta que a felicidade não é apenas um benefício individual, mas também um fator de transformação social, pois uma pessoa feliz irradia sua paz e sua benevolência para os outros, contribuindo para um mundo mais harmonioso e solidário, para Ricard, o prazer é uma sensação momentânea e condicionada, que depende de fatores externos e que pode se transformar em sofrimento se for buscado de forma excessiva ou inadequada. O prazer é efêmero e não garante a satisfação duradoura do ser humano. Já a felicidade é um estado de espírito profundo e estável, que não depende das circunstâncias externas e que pode ser cultivado por meio da meditação e do treinamento da mente. A felicidade é uma qualidade interior que nos permite enfrentar as adversidades da vida com serenidade e compaixão.”

6. Estratégias Práticas para Cultivar o Pensamento Positivo:

Para incorporar o pensamento positivo em sua vida diária, as pessoas podem adotar diversas estratégias. Isso inclui praticar gratidão, engajar-se em mindfulness e meditação, reformular pensamentos negativos, se cercar de influências positivas e ter uma rotina saudável de autocuidado. O engajamento regular nessas atividades pode ajudar a reprogramar o cérebro e promover uma mentalidade mais positiva. A meditação também é capaz de estimular aspectos saudáveis, estando muito associada à saúde mental (Goleman, 1988; Hankey, 2006). Uma pesquisa verificou que a prática meditativa associou-se à ativação do córtex pré-frontal esquerdo (Davidson et al., 2003), que está relacionado a afetos positivos e a maior resiliência (Davidson, 2004)

7. Conclusão:

Do ponto de vista do tratamento empírico da vida mental, o princípio do paralelismo psicofísico contém apenas o pressuposto de que todo evento mental tem um processo físico correspondente, enquanto o inverso disso não é de modo algum exigido, uma vez que inúmeros processos fisiológicos não têm relação alguma não só com os próprios fenômenos da consciência, mas também com seus processos auxiliares, que ocorrem no sistema nervoso central (Wundt, 1889, p. 584-5).

Assim,a conexão mente-corpo é um fenômeno complexo e fascinante que enfatiza a importância do pensamento positivo na promoção da saúde e bem-estar geral. Ao reconhecer que o corpo realmente escuta o que a mente diz, as pessoas podem aproveitar o poder do pensamento positivo para otimizar sua saúde mental e física. Ao adotar práticas regulares que promovem pensamentos e atitudes positivas, é possível obter uma maior resiliência emocional, uma melhoria na saúde física e uma sensação maior de satisfação e felicidade na vida.

Palavras-chave: Revolução trazida pela genética, Psicologia Positiva, TCC, Saúde Mental, Saúde Física, Neurociência, Neurobiologia, Resiliência Psicológica.

Referências bibliográficas.

Seligman MdPE. Psicologia Positiva: Uma História Pessoal. Annu Rev Clin Psychol. 2019 Maio 7;15:1-23. DOI: 10.1146/annurev-clinpsy-050718-095653. EPub 2018 Dez 10. PMID: 30525996

SciELO - Brasil - Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura

SciELO - Brasil - Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt

SciELO - Brasil - Evidências científicas das neurociências para a terapia cognitivo-comportamental Evidências científicas das neurociências para a terapia cognitivo-comportamental

SciELO - Brasil - Um retrato da área de Neurociência e comportamento no Brasil Um retrato da área de Neurociência e comportamento no Brasil

BARTHES
Enviado por BARTHES em 14/10/2023
Código do texto: T7908482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.