Projeto de sarau litero musical

Título do Projeto: Conexões Culturais - Celebrando a Diversidade através da Arte

1. Introdução:

O projeto "Conexões Culturais" busca criar um espaço de expressão artística e promover discussões sobre questões sociais relevantes, como feminismo, racismo e direitos LGBTs, através de um sarau lítero musical. Além disso, propõe-se a oferecer oficinas culturais sobre esses temas, ministradas por profissionais de psicologia, sociologia, filosofia e português. O objetivo é fomentar o diálogo, disseminar conhecimento e valorizar a diversidade cultural, fortalecendo laços entre diferentes gerações, gêneros e estilos musicais.

2. Descrição do Projeto:

O sarau lítero musical "Conexões Culturais" será uma noite dedicada à música, poesia e reflexão. O evento será dividido em três partes: música ao vivo, apresentações de poesia e discussões temáticas. A cada edição, serão destacados diferentes gêneros musicais, como rock, hip-hop e sertanejo, buscando abranger uma ampla diversidade de estilos e artistas.

2.1 Música ao vivo:

Artistas locais e convidados especiais se apresentarão em um ambiente descontraído e intimista. O palco estará aberto a bandas de rock, artistas de rap e cantores de música sertaneja, permitindo que a noite musical seja um verdadeiro encontro de diferentes sonoridades e experiências. O público terá a oportunidade de apreciar e se conectar com diferentes expressões musicais, promovendo inclusão e reconhecimento.

2.2 Apresentações de Poesia:

Ao longo da noite, poetas de variadas vertentes e estilos apresentarão suas composições autorais e declamarão obras de grandes mestres da poesia. O objetivo é destacar a importância dessa forma de expressão artística e estimular a participação do público, pois o sarau será aberto àqueles que desejarem compartilhar seus próprios escritos.

2.3 Discussões Temáticas:

Como parte integrante do evento, serão realizadas oficinas culturais conduzidas por psicólogos, professores de sociologia, filosofia e português, abordando temas como dignidade humana, humanidade compartilhada, combate ao fascismo, defesa do feminismo, luta contra o racismo e defesa dos direitos LGBTs. As oficinas serão interativas e visarão fornecer conhecimento teórico e ferramentas práticas para lidar com questões sociais relevantes. Com a presença de profissionais especializados, o objetivo é promover uma discussão construtiva, esclarecer dúvidas e incentivar a reflexão crítica.

3. Público-Alvo:

O projeto "Conexões Culturais" visa atingir um público diversificado, com idade a partir dos 16 anos, que tenha interesse em música, poesia e em debater questões sociais. A proposta é atrair tanto jovens que buscam se expressar artisticamente, quanto adultos que desejam conhecer diferentes formas de arte e se aprofundar nas discussões dos temas propostos.

4. Parcerias:

O projeto "Conexões Culturais" propõe estabelecer parcerias com a Funarte, instituições de ensino, organizações de defesa dos direitos das minorias e grupos culturais locais. Isso permitirá a troca de conhecimentos, ampliação do público e a colaboração na divulgação do evento e nas oficinas.

5. Resultados Esperados:

- Estimular a reflexão e o diálogo sobre questões sociais por meio da arte e da cultura;

- Promover o respeito, a tolerância e a valorização da diversidade;

- Proporcionar espaço para artistas emergentes mostrarem seu talento;

- Fomentar aprendizado e conhecimento sobre direitos humanos, feminismo, racismo e direitos LGBTs através das oficinas culturais;

- Criar um ambiente acolhedor e inclusivo, fortalecendo laços comunitários.

6. Orçamento:

O projeto será financiado por meio de patrocínios, parcerias e ingressos vendidos para o sarau. O orçamento incluirá despesas com produção do evento, cachês de artistas, honorários dos profissionais envolvidos, materiais para as oficinas culturais, divulgação e infraestrutura.

O projeto "Conexões Culturais" pretende ser um espaço de encontro e aprendizado, onde a música, a poesia e as discussões sociais se entrelaçem harmoniosamente. Por meio do sarau lítero musical e das oficinas culturais, almejamos fortalecer o engajamento da comunidade, a valorização da diversidade cultural e o combate a preconceitos e injustiças sociais. Com a parceria da Funarte, acreditamos que esse projeto terá um alcance ainda maior, ampliando o acesso à cultura e promovendo a formação de novos artistas.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 17/10/2023
Reeditado em 01/12/2023
Código do texto: T7910927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.