Há um sistema educacional perfeito?

O mal está em não se abrir os olhos para a questão educacional, complexa; desde que o mundo é mundo pensa-se num sistema educacional que, na impossibilidade de se criar um que seja perfeito, possa beneficiar o máximo possível de pessoas.

Estou para completar 50 anos de vida daqui poucos meses. O que penso acerca do sistema educacional de hoje em dia tem seus alicerces fincados no que me contam jovens e crianças, todos frequentadores assíduos de salas-de-aulas - se estudam o que quer que seja, não sei - e nos livros didáticos que vim ter às mãos, e até em provas que professores ministraram aos seus alunos. Uma jovem, mocinha de treze anos, a cursar a sétima séria, mostrou-me, dias destes, uma prova de Geografia. E do que trata a prova?! De Geografia, presume-se. De Geografia, todavia, não tem a prova um pingo. Todas as questões, referindo-se, direta ou indiretamente, ao Vidas Negras Importam, cuidam, exclusivamente, do que se deu, nos EUA, em 2.020, na esteira de um caso que envolveu um policial e um homem negro - caso, este, de todos conhecido, e cujos detalhes ignoro. Notei: foram consideradas corretas as respostas que ecoam o discurso militante. Acredito eu que tal fenômeno não é exclusividade do Brasil. A escola virou uma instituição política militante, estejam ou não conscientes os professores de promoverem uma visão enviesada do mundo.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 19/10/2023
Código do texto: T7912098
Classificação de conteúdo: seguro