Pixo do fantasma de uma pulga

- É "pixo", "picho" ou "grafite"?

- Tanto faz. A diferença entre picho, pixo e grafite é que a primeira e a segunda estão ligadas à escrita, fundamentalmente, enquanto a segunda à imagem, à forma.

- Por que uma é criminalizada e a outra não? Isso se dá pelo fato de que o grafite se deixou "domesticar" por meio do muralismo?

- Sei lá!

- E o fantasma de uma pulga é sobre Blake? Essa é a têmpera que está exposta no Tate Gallery de Londres?

- Sim, a pintura forma uma parte da série de trabalhos chamados "chefes visionários". Foi encomendada pelo astrologista John Varley. A obra é considerada muito mais do que uma miniatura. Segundo alguns estudiosos e autores, seu tamanho minúsculo cria um drama de escala no contraste entre a aparente massa muscular da criatura e sua potência física contra sua aparente encarnação de um inseto nos olhos do espectador. As obras de Blake, impressas por ele mesmo, foram consideradas pelos seus espectadores contemporâneos como uma obra feita por um louco ou maníaco. Essa descrição foi reforçada quando divulgou-se que Blake inspirava-se em visões que tinha e, segundo Bentley, a loucura de Blake foi tão lamentável para alguns que se presume que ele deve ter sido confinado em um manicômio, sendo que poucos estavam dispostos a acreditar que Blake não tinha loucura alguma. O pixo do fantasma da pulga foi inspirada na obra de Blake.

 

 

Jones, Jonathan. "The Ghost of a Flea, William Blake". The Guardian, 2003. Acesso: 11 de novembro, 2008

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 20/10/2023
Código do texto: T7913126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.