Comunicação não violenta

A comunicação não violenta é uma abordagem baseada na empatia, na compaixão e no diálogo construtivo. Embora não exista uma fórmula rígida para praticá-la, existem algumas bases que podem nos ajudar aprofundar nossa prática e mudar para um modelo de comunicação mais saudável. Aqui estão algumas dessas bases:

1. Observação objetiva: A base da comunicação não violenta é a habilidade de observar o que está acontecendo de maneira objetiva, sem adicionar julgamentos ou interpretações pessoais. É importante focar nos fatos concretos e nos comportamentos específicos, evitando generalizações ou críticas.

2. Sentimentos e emoções: Reconhecer e expressar nossos sentimentos e emoções de forma honesta e autêntica é fundamental na comunicação não violenta. Isso envolve estar consciente dos nossos próprios sentimentos e também ser capaz de reconhecer os sentimentos dos outros.

3. Necessidades humanas universais: Todos temos necessidades básicas e universais, como segurança, pertencimento, autonomia, compreensão e respeito. A comunicação não violenta nos convida a identificar e expressar nossas necessidades, bem como a compreender as necessidades dos outros, buscando soluções que atendam a ambas as partes.

4. Pedido claro: Ao invés de fazer exigências ou críticas, a comunicação não violenta promove o uso de pedidos claros e específicos. É importante ser consciente das nossas necessidades e expressá-las de forma respeitosa, convidando o outro a colaborar para encontrar soluções.

5. Empatia e compaixão: A base da comunicação não violenta é desenvolver empatia e compaixão por nós mesmos e pelos outros. Isso envolve ouvir atentamente, praticar a escuta empática e buscar compreender verdadeiramente as experiências e necessidades dos outros, sem julgamentos.

Ao praticarmos essas bases da comunicação não violenta, estaremos gradualmente nos afastando de padrões de opressão, dominação e punição, e nos aproximando de uma abordagem mais saudável e compassiva de nos relacionarmos com os outros. A chave é a prática constante e o cultivo de uma mentalidade de abertura, respeito e compreensão mútua.

Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 25/10/2023
Reeditado em 26/10/2023
Código do texto: T7916317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.