Resiliência sócio emocional, através do mindfulness

Prática de Mindfulness Discursivo para Resiliência Sócio-Emocional.

Introdução:

Nos momentos desafiadores pós-pandemia, é essencial cultivar a resiliência sócio-emocional, pensando em como lidar, com as diversas adversidades do mundo contemporâneo, como por exemplo a guerra estadunidense e europeia, através da Ucrânia, contra a Rússia e o genocídio cometido por Israhell, contra os palestinos. A prática de Mindfulness Discursivo pode ser uma ferramenta poderosa, para fortalecer nossa capacidade de lidar com o estresse, desenvolver empatia, perdão, auto perdão, compaixão, auto compaixão, ajudando-nos a nutrirmos relacionamentos saudáveis. Vamos explorar uma prática de Mindfulness Discursivo, que enfatiza esses aspectos.

Passo 1: Preparação

Encontre um local tranquil, onde você possa dedicar alguns minutos para essa prática. Sente-se confortavelmente, em uma posição relaxada, com a coluna ereta. Feche os olhos, ou mantenha-os semi-abertos, focando o olhar em um ponto à frente. Reserve um momento, para trazer sua atenção para a respiração, observando e sentindo o fluxo do ar, entrando e saindo do seu corpo.

Passo 2: Reconhecimento das emoções:

Traga à mente, a consciência dos desafios emocionais, que você enfrenta no transcurso de sua vida.. Permita-se reconhecer e validar, as emoções que surgiram em relação a esses desafios. Isso pode incluir medo, ansiedade, incerteza, solidão, tristeza ou qualquer outra emoção, que possas ter experimentado. Observe como essas emoções, se manifestam em seu corpo, respiração e mente. Mas, não se confundindo com elas, não somos aquilo que sentimos ocasionalmente, mas, podemos nos tornar as emoções que cultivarmos.

Passo 3: Cultivando a compaixão

Agora, direcione seu foco para o mundo ao seu redor. Reconheça que você não está sozinho, nessa jornada apocalíptica. Existem inúmeras pessoas ao redor do mundo, enfrentando esses mesmos desafios e lidando com as consequências sócio-emocionais, dessa crise. Cultive um senso de compaixão por si mesmo e por todos aqueles, que estão passando por esses momentos difíceis.

Passo 4: Expressão de gratidão

Mentalmente, pense em todas as coisas pelas quais você é grato em sua vida, mesmo em tempos difíceis. Pode ser algo simples, como um momento de alegria, uma conexão significativa, ou uma realização pessoal, ou simplesmente, o local onde estás meditando. Reconheça esses presentes em sua vida, e permita-se sentir gratidão por eles. Ao fazer isso, você fortalece sua resiliência emocional e se abre para encontrar beleza e esperança, mesmo nas situações mais desafiadoras.

Passo 5: Intenções de cuidado

Defina a intenção de cuidar de si mesmo e dos outros, promovendo saúde emocional e o bem-estar geral. Pense em práticas diárias, que você pode incorporar para nutrir sua resiliência emocional, como exercícios físicos regulares, momentos de descanso, conexões sociais significativas, hábitos alimentares saudáveis, entre outros. Visualize-se, implementando essas práticas em sua rotina e sinta a energia positiva que surge, ao se comprometer com seu autocuidado.

Passo 6: Conclusão

Abra os olhos lentamente, trazendo sua consciência de volta ao ambiente ao seu redor. Reconheça que esta prática de Mindfulness Discursivo, pode ser um recurso valioso, para navegar pelas complexidades emocionais de um mundo com tantos conflitos, mas, de termos o melhor presidente da nossa história. À medida que avançamos juntos, lembre-se de ser gentil consigo mesmo e com os outros, cultivando a empatia, a compaixão e a gratidão, em cada passo do caminho.

Lembre-se de que esta prática é um ponto de partida e pode ser adaptada, de acordo com suas necessidades e preferências pessoais. Praticar mindfulness discursivo regularmente, pode ser uma poderosa ferramenta, para enfrentar determinados aspectos sócio-emocionais, que se desenvolvem em nós, como ansiedade, angústia, estresse e depressão. A meditação, em contrapartida, promove a cocriação de valores, por conta de nossa neuroplasticidade cerebral, assim, criamos resiliência e bem-estar emocional. Então, aproveitemos esse tempo, para cuidando de nós mesmos, cuidarmos da/do outra/outro, criando as possibilidades, da construção de um mundo, mais compassivo e solidário, para todos. Já escreveu Gandhi, "Se queres mudar o mundo, comece mudando a si mesmo".

Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 26/10/2023
Reeditado em 15/11/2023
Código do texto: T7917120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.