Por que faço o mal?

“Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero.” (Carta de São Paulo aos Romanos 7,18)

Muitas vezes em nosso dia a dia, somos impelidos a praticar o mal, e nem sabemos ao certo o porquê de tal comportamento, uma vez que sabemos o que é certo e errado, o que é bom e o que é mal...

São Paulo refletindo sobre isso, afirma que faz o mal devido ao pecado que habita em seu corpo carnal... (cf. Romanos 7,1ss).

Julgo que pelo fato de termos uma natureza desregrada, muitas vezes somos impelidos ao mal por uma soma de circunstâncias, que afetam de tal forma nosso viver, que acabamos por fazer aquilo que não queremos, o mal, em detrimento do bem que nutrimos em nossa alma.

É uma constante luta, de nossa carne contra o espírito, não uma mera luta dualista que demoniza o que é material e diviniza o espiritual... É uma luta por fazer o bem em meio ao mundo material em que estamos inseridos, com todos os seus problemas e dificuldades.

Posso apenas afirmar que sem a ajuda de Deus – a Graça-- é impossível vencer essa luta... Também afirmo que Deus sempre ajuda quem o busca, por mais improvável que pareça ser, Deus não abandona – embora possa parecer em certos casos – aquele que o busca...

Que com a Graça de Deus possamos buscar fazer o bem que queremos e resistir ao mal, apesar de nossa fragilidade e de nossos inúmeros pecados...

“(...) onde abunda o pecado superabunda a graça” (cf. Rom 5, 20)

L.M.J.

25/12/2007

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 26/12/2007
Código do texto: T791888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.