Diferenças entre a piedade e a compaixão

A diferença entre piedade e compaixão, está relacionada à dinâmica e à natureza de um sentimento, em relação ao outro. Enquanto a piedade, pode envolver uma posição de superioridade e distância emocional, a compaixão é um sentimento horizontal, holístico e profundamente empático.

A piedade pode surgir, quando alguém olha para o outro de uma posição de superioridade, sentindo pena ou compaixão condescendente. É um sentimento que pode surgir, quando uma pessoa vê outra em uma situação de sofrimento ou dificuldade, mas ao mesmo tempo, mantém uma separação emocional, sentindo-se acima do outro. A piedade muitas vezes, não leva ações concretas para ajudar o indivíduo, mas sim a um sentimento de falsa benevolência ou complacência.

Por outro lado, a compaixão, é uma manifestação genuína e profunda de empatia pelo sofrimento do outro. Envolve uma conexão emocional e uma compreensão holística do outro, como ser humano. A compaixão, é uma demonstração de solidariedade e desejo sincero, de aliviar o sofrimento alheio. Ao contrário da piedade, a compaixão leva ações concretas e ao engajamento ativo, na busca do bem-estar do outro.

Gabriel Garcia Marquez, expressou brilhantemente essa diferença, quando disse: "Acredito que um homem, só possa olhar um outro de cima para baixo, se for para ajudá-lo a se levantar". Essa citação encapsula a ideia, de que a verdadeira compaixão está enraizada na vontade de oferecer ajuda, apoio e solidariedade, sem uma postura de superioridade. A compaixão, reconhece a igualdade fundamental de todos os seres humanos, independentemente de suas circunstâncias, e busca genuinamente, compreender e compartilhar o fardo do outro.

Em resumo, a piedade e a compaixão são sentimentos distintos, com abordagens e motivações diferentes, em relação ao sofrimento do outro. Enquanto a piedade pode envolver uma atitude de superioridade e distanciamento emocional, a compaixão é uma manifestação profunda, sincera e empática, que se baseia na igualdade e na busca ativa de ajudar e aliviar o sofrimento do outro. A compaixão, como expressa por Gabriel Garcia Marquez, é uma postura que nos convida a estender a mão, para levantar aqueles que precisam, reconhecendo que somos todos iguais em nossa humanidade.

Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 07/11/2023
Código do texto: T7926600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.